Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Socamia colhe duas mil e 500 toneladas de milho

MILHO COLHIDO (ARQUIVO) (FOTO: LEONARDO CASTRO)

Duas mil e 500 toneladas de milho estão a ser colhidas, desde Março último, na Fazenda Socamia, investimento privado do grupo Castel, localizada no município de Cangandala.

A colheita, escreve Angop, está a ser feita numa área de 800 hectares (contra os 100 hectares plantados em 2017) e vai até ao mês de Julho próximo, confirmou essa sexta-feira, o delegado do grupo Castel em Angola, Philippe Frédéric.

O gestor explicou que grande parte do milho colhido será transformada em grits (matéria-prima para produção de cerveja) e outra servirá para produção de fuba de milho e ração animal.

A Castel tenciona poupar 25 milhões de dólares norte-americanos, gastos anualmente na importação de 60 mil toneladas de grits, conforme fez saber o responsável, adiantando, para tal, que serão investidos, a partir de Julho deste ano, cerca de 8 milhões de euros na compra de equipamentos, como 8 silos com capacidade para armazenar 20 mil toneladas de milho cada, sistemas de bombagem de água e pivôs de irrigação.

Disse que este investimento vai permitir alargar a área de cultivo do milho, passando de 800 hectares para mil e 600, deste numero mil e 35 hectares serão irrigados, com previsão de se colher 11 mil toneladas por época.

Philippe Frédéric deu a conhecer que o grupo Castel vai montar em Malanje, dentro de 3 anos, uma fábrica de transformação do milho em grits com capacidade de 300 toneladas por dia, o que vai permitir a Fazenda Socamia adquirir o milho de produtores locais.

Entretanto, a fonte apontou os gastos com combustível para funcionamento das máquinas e as limitações no funcionamento dos Caminhos-de-Ferro de Luanda para o escoamento da produção como das principais dificuldades que a fazenda Socamia enfrenta.

Instalada no Pólo Agro-industrial de Capanda, a Fazenda Socamia conta com 10 trabalhadores. O empreendimento já absorveu 20 milhões de dólares norte-americanos, dos 40 milhões do investimento global.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »