Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

SIC recupera 17 de 116 viaturas desviadas

Imagem ilustrativa (DR)

Dezassete viaturas de marcas diversas, de um lote de 116 que foram desviadas por antigos funcionários do Governo Provincial do Cuando Cubango, após serem exonerados das suas funções durante o período de 2013 a 2017, foram quinta-feira devolvidas às autoridades pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), escreve o JA.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC, inspector-chefe Anderson Domingos Luhami, explicou que a recuperação dos meios de transporte só foi possível graças a um trabalho árduo feito em colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR), no sentido de reaver os 116 veículos automóveis que foram extraviados do Governo do Cuando Cubango.

Realçou que, desde o ano passado, altura em que começaram as micro-operações até ao momento, o SIC já recuperou 59 viaturas de diversas marcas, tendo na primeira fase sido resgatados 42 automóveis nas províncias de Luanda, Cuanza-Sul, Lunda-Sul, Huambo, Huíla e Benguela, que já foram restituídos ao Governo Provincial do Cuando Cubango.

O inspector-chefe Anderson Domingos Luhami garantiu que o SIC, em coordenação com a PGR, trabalha na recuperação das 116 viaturas que foram retiradas, de forma ilegal, de algumas direcções e departamentos provinciais, assim como nas administrações municipais e comunais por antigos funcionários que exerciam cargos de chefia.

O porta-voz do SIC recordou que a lei estipula que 30 dias após cessar um determinado mandato devem ser entregues os meios ou património atribuídos em função do cargo que se exercia, o que não aconteceu com alguns antigos funcionários do governo da província.

Anderson Domingos Luhami apelou aos cidadãos que ainda têm em sua posse viaturas pertencentes ao Governo do Cuando Cubango para efectuarem a sua entrega, sob pena de serem responsabilizados criminalmente.

O secretário-geral do governo provincial, João Chamba, agradeceu o gesto do SIC e da PGR para a recuperação das viaturas que tinham
sido extraviadas. A falta de meios de transporte tem dificultado o trabalho das direcções provinciais e administrações municipais, lembrou.

Algumas das viaturas recuperadas foram extraviadas dos departamentos do Governo do Cuando Cubango, direcções provinciais e administrações municipais de Menongue, Cuchi, Mavinga, Dirico, Nancova e Cuangar.

João Chamba disse que as viaturas recuperadas estão a ser restituídas às instituições de onde foram extraviadas, para que as mesmas possam servir os objectivos para os quais foram adquiridas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »