Portal de Angola
Informação ao minuto

Eleitores australianos votam hoje para escolher 46.º parlamento

(DR)

Os eleitores australianos estão hoje a votar para eleger o 46.º parlamento nacional, com os líderes da coligação do atual Governo e dos trabalhistas, que as sondagens apontam como favoritos, a preverem um resultado próximo, escreve o JN que cita a Lusa.

Apesar disso, os trabalhistas mostram-se mais confiantes, com Bill Shorten, que as sondagens apontam como o próximo primeiro-ministro, a dizer aos jornalistas, depois de votar, que caso o seu Governo seja eleito começará a trabalhar “de imediato”.

“Estou confiante que os Trabalhistas vão vencer porque temos um plano positivo para uma mudança real que pare o caos”, disse Shorten.

O líder dos trabalhistas já detalhou inclusive planos para a primeira reunião do Conselho de Ministros, prometendo apresentar como primeira ordem de trabalhos a eliminação de cortes a compensações salariais.

“A minha primeira legislação será para reverter os cortes nos salários. Convocaremos o parlamento o mais rapidamente possível para iniciar uma ação sobre as alterações climáticas”, disse.

Scott Morrison, o primeiro-ministro cessante, mostra-se menos confiante, antecipando que será “a eleição mais próxima em muitos, muitos anos”.

Um dos últimos fatores a poder ter efeito no resultado foi a morte, anos 99 anos, na véspera da votação, de Bob Hawke, o líder do Partido Trabalhista que governou mais anos.

Recorde-se que neste voto a Câmara de Representantes terá mais um lugar, para um total de 151, com a coligação a partir com apenas um lugar de vantagem (73 contra 72) sobre os trabalhistas.

No voto de hoje serão igualmente eleitos metade dos votos do Senado, a câmara alta.

O voto de hoje ocorre depois de uma campanha tensa, com comentários nas redes sociais a levarem à demissão ou expulsão de vários candidatos, de várias forças políticas.

As urnas fecham às 18:00 (em cada fusão horário australiano), sendo que o resultado final pode demorar mais a conhecer do que o normal — especialmente se os resultados forem próximos.

Este ano, mais de 4,7 milhões de eleitores votaram antecipadamente, o que condiciona o processo de contagem, com a Comissão Eleitoral a admitir que isso pode atrasar o anúncio dos resultados.

Normalmente, o resultado é conhecido cerca das 20:00 (11:00 em Luanda).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »