Portal de Angola
Informação ao minuto

Espanha: Sanchez indica catalães para presidir o Congresso e o Senado

(DR)

O primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, propôs nesta sexta-feira a dois parlamentares catalães como oradores parlamentares, dando uma ideia antecipada do papel proeminente que a região politicamente volátil deve desempenhar durante o seu mandato, informa a Reuters.

A crise desencadeada quando a Catalunha declarou a independência em 2017, foi uma questão central nas eleições nacionais do mês passado, e as suas ambições separatistas provam uma dor de cabeça política para Sanchez, já que a sua minoria socialista busca formar um governo.

Tanto Meritxell Batet, o candidato de Sanchez a presidente da câmara baixa, como o senador Manuel Cruz pertencem à ala catalã dos socialistas, favorecem a união continuada com a Espanha, mas também o diálogo aberto com o campo pró-independência da região.

A sua nomeação como elos-chave no processo legislativo nacional demonstra “compromisso com o diálogo, a coexistência e a coesão entre todos os espanhóis”, disse a porta-voz do governo interino, Isabel Celaa, aos repórteres.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »