Portal de Angola
Informação ao minuto

Donald Trump quer imigração escolhida

O Presidente Donald Trump quando revelava as suas propostas para um novo sistema de imigração americano.Washington. 16 de Maio de 2019 (MANDEL NGAN / AFP)

Depois de não ter conseguido a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, o Presidente Donald Trump propôs na quinta-feira uma modificação radical da lei sobre a imigração no seu país. Na sua proposta, na qual se destaca a vontade de uma imigração escolhida, Trump pronunciou-se a favor do acolhimento de imigrantes qualificados e fluentes em inglês, em detrimento dos menos educados e preconizou a rejeição de frívolos requerentes de asilo.

De acordo com a RFI, as reformas propostas por Donald Trump, representam a primeira grande modificação das leis de imigração em décadas e básicamente fará com que os Estados Unidos afastem-se da sua tradição de acolhimento de imigrantes pobres e massas humanas como reza o poema inscrito na Estátua da Liberdade.

Trump considera que imigrantes altamente qualificados e competentes na língua inglesa farão da imigração dos Estados Unidos, um sistema invejado no mundo moderno de hoje, à semelhança do que acontece com a Austrália e o Canadá.

O chefe de Estado americano, afirmou que o seu país valoriza o espírito da porta aberta, mas as pessoas, que desejarem emigrar para os Estados Unidos, deverão ser acolhidas pelo seu mérito e capacidade. Trump sublinhou também, que perante os abusos, a lei do asilo também deve ser modificada.

Contudo, segundo analistas, as ideias do republicano Donald Trump serão muito dificilmente aprovadas pelo Congresso, no seio do qual a problemática da imigração é considerada politicamente tóxica, sobretudo com a proximidade das eleições legislativas e presidenciais de 2020.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »