Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Alemanha retoma missão de treino militar no Iraque

(Reuters)

O Ministério da Defesa alemão anunciou hoje que está a retomar a sua missão de treino militar no Iraque, após uma reavaliação da situação de segurança determinar que o nível de ameaça tinha diminuído.

Segundo o Ministério, a reavaliação foi uma análise conjunta das forças de coligação que atuam no Iraque, liderada pelos Estados Unidos.

A mesma fonte referiu ainda que o nível de ameaça foi agora reduzido, para que os soldados possam novamente deixar a base e “em breve” regressar à sua missão.

Na quarta-feira, o Governo alemão indicou que suspendeu o treino de soldados iraquianos devido à escalada de tensão entre os EUA e o Irão, dizendo tratar-se de uma medida preventiva e não por haver uma ameaça concreta.

O anúncio do Governo alemão aconteceu minutos depois de o Departamento de Estado norte-americano ter ordenado a todos os funcionários não-essenciais da sua administração para abandonarem o Iraque, com caráter urgente e imediato.

De acordo com o JN que cita a Lusa, as tensões na região aumentaram depois de, na semana passada, o Irão ter anunciado que retomaria o seu programa nuclear, com os EUA a responderem com o reforço da sua presença militar no Golfo, alegando “ameaças credíveis”.

A Alemanha tem atualmente cerca de 160 soldados destacados no Iraque, como parte do contingente internacional de luta contra o Estado Islâmico.

Meia centena desses soldados estão estacionados numa base a norte de Bagdad, onde as forças iraquianas estão a receber treino.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »