Portal de Angola
Informação ao minuto

Academia Huawei certifica ITEL

Director-geral do ITEL, André Pedro (FOTO: CLEMENTE DOS SANTOS)

O Instituto de Telecomunicações (ITEL) foi certificado hoje pela Academia da Huawei, no âmbito de um acordo firmado em 2018 e que já permitiu formar 235 estudantes.

O acordo, firmado a 17 Maio de 2018, escreve Angop, permitirá, além de formação de estudantes, conduzir a outras acções de formação ligadas à segurança, wireless e também às transmissões.

Segundo o sub-director Executivo da Huawei, Lin Hongzhen, que falava no seminário sobre a “Interactividade na plataforma TV digital terrestre e concepção de middlewares”, a parceria vai permitir também que três representantes de Angola participem, este mês na China, numa

final de um concurso sobre Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), representando o país.

O executivo da Huawei, Lin Hongzhen, referiu, no evento alusivo ao Dia internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação (17 de Maio), mas sem precisar, que têm colhido já vários frutos, fora da formação.

Em virtude da cooperação com a Angola, a Hawei doou ao ITEL vários equipamentos de formação e de treinamento

Por sua vez, o director-geral do ITEL, André Pedro, disse que o acordo, que culminou com a inauguração da academia da Huawei, já está a produzir resultados positivos, daí que para além da certificação, a empresa entregou oito telemóveis, igual número de switch, 20 computadores, totalizando 58 dispositivos com os doados na primeira fase (rooters e switch).

Explicou que que a academia apurou quatro finalistas do Itel que vão a China no dia 23 do corrente mês para uma competição mundial de programação realizada pela huawei, depois de os mesmos terem vencido a fase africana disputada na África do Sul, onde conseguiram o 2º lugar.

Para além da academia da Huawei, o ITEL tem parceria com a academia Cisco e representa os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

O ITEL foi criado a 29 de Abril de 1985, pelo governo de Angola, mas só arrancou o seu 1º ano lectivo em Setembro 1989 com 2 turmas (A e B) da 9ª classe.

A Huawei, fundada a 15 de Setembro de 1987, é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações sediada na cidade de Shenzhen, província de Guangdong, na China. É a maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo, tendo ultrapassado a sueca Ericsson em 2012.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »