Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente da África do Sul presta juramento no dia 25 de Maio

Cyril Ramaphosa (DR)

O líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido que venceu as eleições gerais de 8 de Maio na África do Sul, Cyril Ramaphosa, deverá prestar juramento como Presidente da Republica aos 25 de Maio próximo.

O acto que terá lugar durante uma cerimónia na Sede do Parlamento, na Cidade do Cabo, ocorrerá 17 dias após o ANC ter vencido as sextas eleições gerais da história do país, com 57,5% dos votos, na sequência de uma campanha durante a qual ostentou a imagem do líder, Cyril Ramaphosa.

Segundo o FM, O presidente orientou já a todos os intervenientes no processo de selecção dos novos deputados, a fazerem bem as escolhas, de modo a que estes possam, de facto, representar os interesses do povo.

O Parlamento sul-africano será constituído por um total de 394 membros, representando 14 partidos políticos.

O Congresso Nacional Africano, partido que suporta o governo, dominará a casa das leis com 230 membros.

Em segundo lugar vem a Aliança Democrática (AD), com 84, seguida do Combatentes pela Liberdade Económica (EFF), com 44 deputados.

Seguem-se o Partido Inkata da Liberdade (IFP ), de Mangosuthu Buthelezi, com 14 assentos, a Frente para a Liberdade (FFP), com 10 membros, e o Partido Democrático Cristão Africano (ACDP), com quatro deputados.

No fundo da lista vêem o NFP, o UDM, o ATM, o GOOD, o AIC e o COPE, todos com dois deputados cada.

O PAC e o ALJAMA contarão com um membro no parlamento cada

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »