Portal de Angola
Informação ao minuto

Fundação António Agostinho Neto distingue Nacionalista moçambicano

Imagem de arquivo (DR)

A Fundação António Agostinho Neto (FAAN) outorga, na sexta-feira, em Luanda, a Ordem Sagrada Esperança ao nacionalista moçambicano Marcelino dos Santos, pelo empenho na luta de libertação nacional de Moçambique e de outros países do continente africano.

A Ordem Sagrada Esperança, criada a 2 de Março de 2015, é uma ordem honorífica da FAAN, destinada a galardoar ou distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos nacionais ou estrangeiros que se notabilizaram por actos excepcionais ou quem tenha prestado serviços relevantes à luta de libertação nacional em Angola.

Em comunicado, a FAAN esclarece que a sessão solene de outorga da Ordem Sagrada Esperança a Marcelino dos Santos tem lugar em Luanda, na presença do embaixador interino de Moçambique, devido à idade avançada do nacionalista moçambicano, que o impossibilita de se deslocar a Angola.

Entretanto, uma delegação da FAAN fará a entrega da medalha e diploma em Maputo, no 90º aniversário de Marcelino dos Santos, a ser celebrado na próxima segunda-feira, dia 20.

Nascido a 20 de Maio de 1929, Marcelino dos Santos é um político e poeta moçambicano. Foi membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), onde chegou a vice-presidente.

Depois da Independência de Moçambique, a 25 de Junho de 1975, Marcelino dos Santos foi ministro da Planificação e Desenvolvimento, cargo que deixou em 1977 com a constituição do primeiro Parlamento do país (nessa altura designado “Assembleia Popular”), do qual foi presidente até à realização das primeiras eleições multipartidárias, em 1994. Com os pseudónimos “Kalungano” e “Lilinho Micaia”, Marcelino dos Santos tem poemas publicados no “Brado Africano” e em duas antologias publicadas pela Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa.

Com o seu nome oficial, tem um único livro publicado pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEM), em 1987, intitulado “Canto do Amor Natural”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »