Portal de Angola
Informação ao minuto

Detido em França líder histórico da ETA

Josu Ternera, líder histórico da ETA (imagem de arquivo) (DR)

O ex-chefe político da ETA José Antonio Urrutikoetxea Bengoechea foi detido em França pela Guarda Civil espanhola em colaboração com a Direcção-Geral de Segurança francesa, notícia hoje toda a imprensa espanhola.

De acordo com o Diário de Notícias que cita a Lusa, Josu Ternera, como é conhecido, estava fugido desde Novembro de 2002, apesar de organização separatista basca ETA ter anunciado oficialmente há um ano a sua dissolução total e o fim da sua actividade política, depois de dezenas de anos de atentados em que fez mais de 800 vítimas mortais.

A organização foi fundada em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e fez uma série de atentados em Espanha e em França em nome da independência do País Basco espanhol e francês, assim como da região espanhola de Navarra.

A ETA já tinha renunciado à violência em 2011 e entregado em 2017 aquilo que assegurou serem as suas últimas armas.

A dissolução da ETA significou o fim do último dos grandes grupos terroristas europeus que, muito antes do jihadismo islâmico, lançaram ataques em todo o continente, principalmente nos anos setenta e oitenta do século passado.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »