Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola e São Tomé dinamizam cooperação bilateral

Delegações ministeriais estão reunidas em São Tomé (Fotografia: Lourenço Silva | Edições Novembro)

Os governos de Angola e da República Democrática de São Tomé e Príncipe reafirmaram, terça-feira, o compromisso em imprimir maior dinamismo nas relações de cooperação entre os dois países.

Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores (Mirex), chegada esta quarta-feira, à Angop, esse desejo foi manifestado durante a visita que o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, efectuou de 12 a 14 deste mês, a São Tomé e Príncipe.

Domingos Vieira Lopes e a comitiva que chefiou tiveram encontros com a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Elsa Pinto, e com outros governantes locais, para abordar questões ligadas ao reforço dos laços de amizade e cooperação entre os dois países lusófonos.

Neste âmbito, as partes analisaram os diferentes instrumentos jurídicos e identificaram novas áreas de interesse mútuo.

As delegações debruçaram-se sobre a cooperação nos domínios da defesa e ordem interna, justiça, finanças, transportes aéreos e marítimos, recursos minerais e petróleos, turismo, pescas e mar, promoção de investimentos, comércio, comunicação, entre outros sectores.

Passaram também em revista assuntos de carácter internacional e regional de interesse comum, assim como constataram, com satisfação, a convergência de pontos de vista, pelo que defenderam a necessidade da concertação regular entre os dois governos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »