Portal de Angola
Informação ao minuto

A erupção do supervulcão de Yellowstone irá destruir a maioria dos EUA, adverte geólogo

Supervulcão de Yellowstone (© AP Photo / Julie Jacobson)

O supervulcão de Yellowstone, localizado entre as pitorescas montanhas e vales do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, sofreu três grandes erupções durante sua vida. O último ocorreu em torno de 640 mil anos atrás.

Uma potencial erupção da Caldeira de Yellowstone, também conhecida como supervulcão, destruirá a maior parte dos Estados Unidos, e simplesmente não há como evitá-la, disse Jerzy Zaba, geólogo da Universidade da Silésia em Katowice, Polônia, à Wirtualna Polska, citado pela Sputnik.

“Eu prevejo que uma erupção similar à de 640.000 anos atrás destruiria a maioria dos territórios dos Estados Unidos. Os materiais irrompidos cobririam tudo num raio de 500 km com uma camada de espessura de um metro. E devido à emissão de poeira, “monóxido de enxofre ou gases na atmosfera, assistiríamos a um resfriamento do clima. Estimo que, devido aos efeitos da mudança climática, cerca de cinco biliões de pessoas morrerão de fome”, alerta Zaba.

O especialista disse que se o supervulcão entrar em erupção em um futuro próximo, a única coisa razoável a fazer será evacuar o continente norte-americano, e acrescentou que simplesmente não há como prever quando a Caldeira de Yellowstone começará a arrotar lava, mas as repercussões serão sentida em todo o mundo.

“A única coisa que pode ser feita é a evacuação de pessoas. No entanto, se estamos falando de toda a nação, uma grande coisa a propósito, então isso teria que acontecer em outro continente. Há forças sobre as quais as pessoas não tenho influência e tenho que observar com incrível humildade “.

O Observatório do Vulcão Yellowstone (YVO), liderado pelo US Geological Survey, monitora o supervulcão todos os dias desde 2001.
Ao longo dos últimos 2,1 mil anos, o monstruoso vulcão entrou em erupção pelo menos três vezes, transformando a paisagem em torno dela a cada vez.

A última erupção que forma a caldeira do Yellowstone ocorreu há aproximadamente 640 mil anos, lançando cerca de mil quilômetros cúbicos de rochas, poeira e cinzas vulcânicas no céu.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »