Radio Calema
InicioMaisAmbienteA erupção do supervulcão de Yellowstone irá destruir a maioria dos EUA,...

A erupção do supervulcão de Yellowstone irá destruir a maioria dos EUA, adverte geólogo

O supervulcão de Yellowstone, localizado entre as pitorescas montanhas e vales do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, sofreu três grandes erupções durante sua vida. O último ocorreu em torno de 640 mil anos atrás.

Uma potencial erupção da Caldeira de Yellowstone, também conhecida como supervulcão, destruirá a maior parte dos Estados Unidos, e simplesmente não há como evitá-la, disse Jerzy Zaba, geólogo da Universidade da Silésia em Katowice, Polônia, à Wirtualna Polska, citado pela Sputnik.

“Eu prevejo que uma erupção similar à de 640.000 anos atrás destruiria a maioria dos territórios dos Estados Unidos. Os materiais irrompidos cobririam tudo num raio de 500 km com uma camada de espessura de um metro. E devido à emissão de poeira, “monóxido de enxofre ou gases na atmosfera, assistiríamos a um resfriamento do clima. Estimo que, devido aos efeitos da mudança climática, cerca de cinco biliões de pessoas morrerão de fome”, alerta Zaba.

O especialista disse que se o supervulcão entrar em erupção em um futuro próximo, a única coisa razoável a fazer será evacuar o continente norte-americano, e acrescentou que simplesmente não há como prever quando a Caldeira de Yellowstone começará a arrotar lava, mas as repercussões serão sentida em todo o mundo.

“A única coisa que pode ser feita é a evacuação de pessoas. No entanto, se estamos falando de toda a nação, uma grande coisa a propósito, então isso teria que acontecer em outro continente. Há forças sobre as quais as pessoas não tenho influência e tenho que observar com incrível humildade “.

O Observatório do Vulcão Yellowstone (YVO), liderado pelo US Geological Survey, monitora o supervulcão todos os dias desde 2001.
Ao longo dos últimos 2,1 mil anos, o monstruoso vulcão entrou em erupção pelo menos três vezes, transformando a paisagem em torno dela a cada vez.

A última erupção que forma a caldeira do Yellowstone ocorreu há aproximadamente 640 mil anos, lançando cerca de mil quilômetros cúbicos de rochas, poeira e cinzas vulcânicas no céu.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.