Dia 16 de Maio, pelas 18:00, as editoras ALENDE-EDIÇÕES e PERFIL CRIATIVO farão uma entrega de livros dos seus autores à Biblioteca Nacional.
Prosseguindo as actividades com autores programadas por estas editoras para Maio em Luanda, seguir-se-á, pelas 18:30, a apresentação do livro “O PAPEL DO ESCRITOR NA SOCIEDADE COLONIAL ANGOLANA”, de João N’Gola Trindade.
MAIO EM LUANDA – PRÓXIMAS ACTIVIDADES COM AUTORES
16 MAIO (quinta-feira) – BIBLIOTECA NACIONAL
18:00 – Entrega de livros para o acervo da Biblioteca Nacional
18:30 – O PAPEL DO ESCRITOR NA SOCIEDADE COLONIAL ANGOLANA, de João Ngola Trindade
17 MAIO (sexta-feira) – BIBLIOTECA NACIONAL
16:30 – Apresentação da colecção POESIA NO BOLSO (1º parte)
17:00 – O CORPO DE ALEXANDRA, de Ventura de Azevedo
18:00 – EVANGELHO BANTU, de Kalunga (João André)
18 MAIO (sábado) – Rádio LAC – LUANDA ANTENA COMERCIAL
11:00 – DO CAPITÃO GONÇALVES ZARCO AO CAPITÃO JAIR BOLSONARO – MOVIMENTOS PENDULARES DE ECONOMIA E PODER NO ATLÂNTICO SUL, de Jonuel Gonçalves
Transmissão em directo na LAC
19 MAIO (domingo) – CASA DE CULTURA E ARTES – UBUNTU
14:00 – O LADO OVIMBUNDU DE AGOSTINHO NETO, de Bernardino Luacute
Transmissão em directo na Rádio Ecclesia
23 MAIO (quinta-feira) – (local a indicar no início de Maio)
18:00 – Colecção POESIA NO BOLSO (2ª parte)
18:30 – RAÍZES CANTAM, de Job Sipitali
19:30 – INSURREIÇÃO DOS SIGNOS, de Hélder Simbad
24 MAIO (sexta-feira) – CASA DE CULTURA E ARTES – UBUNTU
18:00 – Encontro com escritores na Casa Ubuntu (Associação Cultural), encerramento das actividades “Maio em Luanda”, da Alende –
Edições.
SOBRE O LIVRO
A publicação deste livro representa o culminar de um período que teve início em 2012 quando, ainda na qualidade de estudante e com o apoio do Professor Doutor Patrício Batsîkama, dei início aos primeiros “exercícios de reflexão” sobre temas relativos à História de Angola, que viriam inicialmente a ser publicados pelo Semanário Folha 8, do qual guardo boa memória, pelo tempo de colaboração (2012-2014).
Na altura, era frequente ouvir o conselho do Mestre, segundo o qual “o trabalho científico é o diploma mais valioso que um estudante, ou técnico superior, pode ter e apresentar em qualquer parte do mundo”. Animado com este conselho, assumi o compromisso de continuar o percurso que tinha começado, marcado igualmente pela participação em alguns eventos realizados em Luanda nos dois últimos anos (2015-2017), nos quais apresentei artigos e comunicações que constituem o livro que agora sai a público.
Portanto, a sua publicação tem por objetivo despertar entre os “colegas” – ainda me revejo nesta condição – o interesse pela pesquisa científica, isto é, a reflexão crítica sobre os fenómenos que ocorrem na sociedade, ainda na fase estudantil, para que possam efectivamente contribuir para a resolução dos problemas que a afligem.
João Ngola Trindade
(Nota enviada ao Portal de Angola com pedido de publicação)