Radio Calema
InicioMundo LusófonoPortugalEconomia portuguesa acelerou no primeiro trimestre

Economia portuguesa acelerou no primeiro trimestre

Expresso

O Produto Interno Bruto cresceu 0,5% nos primeiros três meses do ano, acima do ritmo dos três trimestres anteriores, segundo a estimativa do Instituto Nacional de Estatística. Em termos homólogos, terá crescido 1,8%, de acordo com as previsões dos economistas ouvidos pelo Expresso

A economia portuguesa continuou a acelerar no primeiro trimestre de 2019. O crescimento do Produto Interno Bruto em relação ao trimestre anterior foi de 0,5%, segundo a estimativa publicada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este crescimento em cadeia – de um trimestre para outro – tem vindo a acelerar desde o segundo trimestre do ano passado. Nos últimos três meses de 2018 cresceu 0,4% e nos dois trimestres anteriores estabilizou em 0,3%.

Em termos homólogos, ou seja, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o crescimento da economia portuguesa foi de 1,8%, uma aceleração em relação ao quatro trimestre do ano passado, quando registou 1,7%, No entanto, fica abaixo do ritmo anual de 2,1% registado no segundo e terceiro trimestres de 2018.

A estimativa do INE coincide com o consenso dos analistas ouvidos pelo Expresso na semana passada.

O indicador coincidente do Banco de Portugal para o primeiro trimestre, publicado em abril, já apontava no sentido de uma aceleração. A variação homóloga para os primeiros três meses de 2019 era de 2,1% , claramente acima de 1,8% observado no último trimestre do ano passado. Em termos mensais, o indicador apontava para uma aceleração de 1,8% em dezembro, para 1,9% em janeiro, 2,1% em fevereiro e 2,3% em março.

A aceleração no primeiro trimestre na economia portuguesa acompanha a mesma tendência para a Alemanha, que saiu de estagnação, para Itália, que cresceu depois de uma recessão de seis meses no ano passado, para a França e Espanha, que registaram crescimentos em cadeia mais elevados do que nos três meses anteriores.

Pelas 10 horas, o Eurostat, o organismo de estatística da União Europeia, publica a estimativa para o primeiro trimestre no conjunto da zona euro. Os analistas esperam uma aceleração para 0,4% em cadeia e 1,2% em termos homólogos. Portugal continua a crescer acima da média da zona euro.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.