Portal de Angola
Informação ao minuto

Deputados opositores voltam ao Parlamento venezuelano após bloqueio

Membros da Guarda Nacional Bolivariana bloqueiam acesso ao Parlamento em Caracas (AFP / Yuri CORTEZ)

Os deputados da oposição entraram nesta quarta-feira no Parlamento venezuelano, um dia depois de as forças de segurança os terem impedido, num ato denunciado por Juan Guaidó como uma tentativa do governo de fechar o Legislativo.

Sorrindo, escreve a AFP, Guaidó entrou no Palácio Federal junto com vários colaboradores, segundo um vídeo divulgado por sua equipe de comunicação.

“Ontem, a ditadura tentou impedir nossa sessão, mas não pode, nem poderá. Hoje vamos sessionar honrando mais uma vez o apoio e a confiança de toda a Venezuela”, tuitou o opositor, reconhecido como presidente interino da Venezuela por 50 países.

Mais cedo, vários membros da bancada opositora entraram no prédio para uma sessão que repudiará a investida do oficialismo contra a Assembleia Nacional, após a fracassada insurreição militar de 30 de Abril liderada por Guaidó.

O número dois do chavismo, Diosdado Cabello, justificou a tomada do edifício na terça por uma ameaça de bomba.

Normalmente, o palácio é guardado pela Guarda Nacional, que nesta quarta-feira impediu a entrada dos veículos de imprensa, situação que já aconteceu antes.

“Eles não permitiram o acesso à imprensa e isso nos preocupa porque a mídia é um escudo para nós aqui dentro”, declarou à AFP por telefone o parlamentar Arnoldo Benítez.

Na terça, além dos agentes da Guarda Nacional, policiais e agentes da inteligência (SEBIN) isolaram o Parlamento, o único poder nas mãos da oposição.

Também ontem, a Assembleia Constituinte, que governa o país com poderes absolutos – retirou a imunidade de cinco deputados da oposição, elevando a 14 o número de parlamentares que serão processados pelo levante militar.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »