Portal de Angola
Informação ao minuto

Delegação angolana visita Centro Europeu para Pesquisa Nuclear

MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA SAMBO CHEFIA DELEGAÇÃO (ARQUIVO) (DR)

Uma delegação angolana chefiada pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, visitou terça-feira o Centro Europeu para Pesquisa Nuclear (CERN), um dos maiores e mais prestigiados laboratórios científicos do mundo, informa a Angop.

Segundo uma nota de imprensa, a delegação angolana esteve acompanhada da representante de Angola em Genebra e demais organizações internacionais, Margarida Izata, e visitou o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado em Meyrin, cantão de Genebra, na fronteira Franco-Suíça .

O CERN possui os equipamentos necessários para a pesquisa de alta energia, pelo que vários experimentos têm sido construídos por colaborações internacionais.

Criado em 1953, o Centro Europeu para Pesquisa Nuclear tem como principal objectivo a promoção e colaboração entre os países europeus na área de investigação, fundamentalmente no domínio da física de altas energias, de modo a permitir à Europa a liderança nesse domínio.

O CERN é financiado por 22 estados membros, nomeadamente Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária,Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Israel, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Roménia, Suécia e Suíça.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »