Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola e França realizam consultas bilaterais em Paris

Manuel Augusto - Ministro das Relações Exteriores (Foto: Francisco Miúdo)

As Repúblicas de Angola e de França realizam hoje e quinta-feira (dias 15 e 16), em Paris, consultas políticas bilaterais e multissectoriais no âmbito da cooperação existente, essencialmente, nas áreas do comércio, finanças e agricultura.

Para o efeito, deixou na madruga desta quarta-feira, Luanda, com destino a capital francesa, uma delegação multisectorial, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Numa nota a que a Angop teve acesso no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Mirex refere que serão abordados aspectos ligados à parceria económica existente entre os dois Estados, questões que têm a ver com a situação político-militar e social, nas Repúblicas Democrática do Congo, Centro Africana, Zimbabwe, Burundi, entre outros assuntos.

Temas como a União Europeia pós-Brexit, as eleições europeias entre 23 e 26 de Maio, a luta contra o terrorismo e a gestão da imigração na Europa estarão igualmente em debate.

À margem das conversações, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, vai manter alguns encontros bilaterais, com destaque para a audiência com o seu homólogo francês, Jean-Yves Le Drian.

As relações diplomáticas entre Angola e a França foram estabelecidas em Fevereiro de 1976, depois de os franceses terem reconhecido a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, mas só em 1982 foram criadas as bases para o reforço da cooperação bilateral, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação.

A cooperação desenvolve-se nas áreas da saúde, águas, saneamento básico, ensino superior, formação de quadros, ciência e tecnologia, petróleos, transportes, comércio, indústria e das telecomunicações.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »