Portal de Angola
Informação ao minuto

Pentágono vai enviar 120 mil soldados ao Médio Oriente

(© AFP 2019 / Johannes EISELE)

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, apresentou um plano militar actualizado que prevê o envio de até 120 mil soldados para o Médio Oriente no caso do Irão decidir acelerar o trabalho nuclear ou atacar as forças norte-americanas na região, escreve a Sputnik.

Citado pelo jornal The New York Times, Patrick Shanahan apresentou o plano durante uma reunião com os principais assessores de segurança do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última quinta-feira.

O plano actualizado reflecte a posição de linha-dura, liderada pelo assessor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton.

De acordo com a publicação, o tamanho da força teria surpreendido muitos participantes da reunião, já que o mesmo número de tropas estava envolvido na invasão de 2003 no Iraque.

No entanto, o plano militar actualizado não prevê a operação militar contra o Irão, que exigiria mais tropas.

As relações EUA-Irão deterioraram-se significativamente no ano passado, após a decisão de Trump de se retirar do acordo nuclear ou Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »