Portal de Angola
Informação ao minuto

Consumo de água potável será pré-pago

(DR)

A empresa de águas e saneamento da província do Huambo vai instalar, a partir deste ano, contadores pré-pagos, no sentido de permitir maior controlo no processo de facturação.

Ao anunciar o facto hoje, terça-feira, à ANGOP, o seu presidente do conselho de administração, Adolfo Elias, informou que o sistema vai, ainda, estabelecer a relação entre a quantidade consumida pelos clientes e o valor a pagar.

Disse que a modalidade actual, em que os clientes pagam depois de consumir, não satisfaz a empresa, que tem acumulado prejuízos, pois nem todos pagam pela água que consomem.

Adolfo Elias informou que a instalação dos referidos contadores será ensaiada no âmbito do processo de execução das 17 mil ligações domiciliares, no quadro da linha de financiamento da China, em curso no casco urbano e nos bairros periféricos.

“O objectivo é reforçar as estratégias de controlo do processo de cobrança e facturação, no sentido de se determinar, com exactidão, a quantidade consumida e o valor a pagar pelos clientes, bem como evitar dívidas por parte dos consumidores”, justificou.

Sobre as actuais interrupções no fornecimento de água, explicou que são provocadas pela incapacidade do sistema, que já não satisfaz a demanda, estando, por isso, a ser reforçado.

Adolfo Elias fez saber que outra causa das interrupções tem a ver com as restrições no fornecimento de energia eléctrica da rede pública na central de captação, tratamento e distribuição de água.

Disse que actualmente a cobertura de abastecimento está estimada em 60 por cento, com um controlo de 34 mil consumidores, do total da população estimada em 200 mil, no casco urbano e arredores.

Contudo, o responsável perspectiva melhorias significativas, com a conclusão, em breve, dos projectos de execução das 17 mil ligações domiciliares, através do financiamento da China, as 21 mil ligações financiadas pelo Banco Mundial e as 20 mil do Governo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »