Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Sarampo causa mais quatro óbitos no Hospital de Saurimo

(Fotografia: Jesus Silva | Edições Novembro)

Jornal de Angola | Kamunga Júlia | Saurimo

O Hospital Municipal de Saurimo registou, nas últimas 24 horas, quatro óbitos por sarampo e 109 casos suspeitos da doença, informou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública, durante um balanço apresentado no termo da sua estadia de cinco dias à província da Lunda-Sul.

José Cunha desembarcou em Saurimo acompanhado de uma equipa de 30 médicos, e com 25 mil doses de vacina de um lote de medicamentos diversos para o combate à doença.

O secretário de Estado disse, no final da visita, que o quadro clínico da província, em relação aos dias anteriores, já é animador e “está marcado por celeridade e eficiência no tratamento dos pacientes, formação de vacinadores e mobilizadores para a mega campanha, que inicia hoje, de imunização de mais de 80 mil crianças, dos zero aos cinco anos”. Desde o início do surto as autoridades notificaram 51 óbitos, num universo de 1.420 casos.

Em face destes números alarmantes, foi reforçado, no interior da província, o fornecimento de medicamentos e vacinas, particularmente no município de Muconda, situado a 180 quilómetros da cidade de Saurimo.

José Cunha disse ainda que a presença de especialistas em Pediatria, Oftamologia e Medicina Interna, no Hospital de Saurimo, aumentou as valências no que toca à qualidade de atendimento aos pacientes.

Entretanto,123 activistas e efectivos das Forças Armadas Angolanas, do Ministério do Interior e voluntários adstritos às igrejas e ao sector da Educação estão a participar no Programa de Vacinação porta-a-porta.

José da Cunha disse, também, que durante as visitas em várias unidades hospitalares da província, havia um número elevado de pacientes internados com HIV/Sida.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »