Radio Calema
InicioDesportoXadrezXadrez: Macovi Sport Clube revalida título de campeão de Xadrez

Xadrez: Macovi Sport Clube revalida título de campeão de Xadrez

A Macovi Sport Clube revalidou hoje, no Lubango, o título de campeão dos nacionais de juvenis e juniores de xadrez em ambos os sexos, partidas decorridas no pavilhão multi-uso da Senhora do Monte.

Já a categoria de sub-20 em feminino foi conquistada pelo 1º de Agosto.

Trata-se dos xadrezistas Márcio Filipe, Olga da Costa, Marciano André e Luzia Pires, esta última é jogadora do 1º de Agosto.

Em declarações à Angop, na cerimónia de encerramento, a campeã nacional, pela segunda vez em sub-16, Olga da Costa disse que gostou do desempenho das suas adversárias, o que valorizou a sua vitória, visto que teve uma derrota e espera ter mais vitórias para conseguir a categoria de Grande Mestre.

Por seu turno, o Marciano André, em sub-16, afirmou que o campeonato “foi complicado”, pois teve de competir com atletas do seu clube, mas está satisfeito com a vitória e encorajou aos seus colegas a continuarem a praticar a modalidade.

O também vencedor em sub-20, Márcio Filipe referiu terem sido partidas difíceis, que até ao último jogo não tinha vencedor, tendo sido bem disputada, com um nível de competitividade e almeja ganhar o Campeonato Africano em Agosto para tornar-se um Grande Mestre.

A campeã feminina em sub-20, afecta ao 1º de Agosto, considerou o nível de competitividade alto, sendo que vai trabalhar para ganhar mais troféus para se tornar Mestre Internacional.

Por sua vez, o treinador do Macovi Sport Clube, José João referiu terem durante as provas adversários que competiram com tudo, mas prepararam-se melhor que os adversários, pois embora tenha existido competitividade, fruto de muitas escolas presentes no campeonato, justificando a falta de entrega e concentração, como a causa de terem perdido o 1º lugar em sub-20 em feminino.

Lamentou o nível de organização do mesmo, uma vez que tiveram que custear o alojamento e alimentação e apelou as províncias organizadoras do evento a envolverem-se mais, para assim motivarem os atletas a fazerem uma boa competição.

Sublinhou que os seus atletas vão conseguir trazer mais títulos com o Africano de Xadrez do Zimbabwe previsto para o mês de Agosto. Agradeceu igualmente os jogadores e o presidente do clube, assim como os seus patrocinadores que fizeram com que a disputa fosse uma realidade.

Já o secretário-geral da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Manuel Pedro, disse que o presente ano é de difícil gestão, pois dependem de alguns patrocínios e do Orçamento Geral do Estado, mas esperam que nos próximos meses tenham disponíveis as condições financeiras para enviar os jogadores para os campeonatos africanos.

Fez saber que a nível do país existem 12 associações provinciais de xadrez, com excepção do Bengo, Zaire, Cabinda, Lunda Norte, Cuanza Norte e Cuando Cubango, que mesmo sem terem representações, praticam a modalidade.

Por sua vez, o director provincial do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Huíla, Osvaldo Lunda frisou não ser fácil a deslocação de uma província para a outra e pelo tempo que decorreu o campeonato para dar corpo a modalidade.

“Temos trabalhado com o Xadrez e outras associações naquilo que é a massificação do desporto e conseguimos perceber que a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos e acreditamos que daqui a há mais dois anos podemos fazer história em África”, reafirmou.

O campeonato decorreu de cinco a 11 de Maio, em nove jornadas e participaram 94 atletas de 12 clubes, das províncias da Huíla, Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Cunene e Namibe.

A edição de 2018 foi realizada na província de Benguela em que os vencedores foram todos atletas da Macovi Sport Clube, nomeadamente José Borges e Ednásia Junior (em sub-20), Olga da Costa e Grimaldo dos Santos (em sub-16).

Os primeiros cinco classificados do Campeonato

Masculino em sub-20

Márcio Filipe- 7 Ricardo Joelson- 7 Amaro Lutunina-6,5 José Borges- 6,5 Tresildo Gomes- 6

Feminino em sub-20

Luzia Pires- 8,5 Joana Constantino- 8,5 Ednásia Júnior- 6,5 Sandira Justino- 5 Telma Fernando- 4,5

Masculino em sub-16

Marciano André- 8,5 Elisandro Fernando- 6,5 Sonhy Jaime- 6,5 Grimaldo dos Santos-6,5 Júlio Cassoma- 6

Feminino em sub-16

Olga da Costa- 8 Taiane António- 7 Jemima Paulo- 6,5 Edvânia Martins- 6 Janeta Domingos- 5

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.