Portal de Angola
Informação ao minuto

Xadrez: Macovi Sport Clube revalida título de campeão de Xadrez

HUÍLA: TORNEIO DE XADREZ (FOTO: AMÉLIA OLIVEIRA)

A Macovi Sport Clube revalidou hoje, no Lubango, o título de campeão dos nacionais de juvenis e juniores de xadrez em ambos os sexos, partidas decorridas no pavilhão multi-uso da Senhora do Monte.

Já a categoria de sub-20 em feminino foi conquistada pelo 1º de Agosto.

Trata-se dos xadrezistas Márcio Filipe, Olga da Costa, Marciano André e Luzia Pires, esta última é jogadora do 1º de Agosto.

Em declarações à Angop, na cerimónia de encerramento, a campeã nacional, pela segunda vez em sub-16, Olga da Costa disse que gostou do desempenho das suas adversárias, o que valorizou a sua vitória, visto que teve uma derrota e espera ter mais vitórias para conseguir a categoria de Grande Mestre.

Por seu turno, o Marciano André, em sub-16, afirmou que o campeonato “foi complicado”, pois teve de competir com atletas do seu clube, mas está satisfeito com a vitória e encorajou aos seus colegas a continuarem a praticar a modalidade.

O também vencedor em sub-20, Márcio Filipe referiu terem sido partidas difíceis, que até ao último jogo não tinha vencedor, tendo sido bem disputada, com um nível de competitividade e almeja ganhar o Campeonato Africano em Agosto para tornar-se um Grande Mestre.

A campeã feminina em sub-20, afecta ao 1º de Agosto, considerou o nível de competitividade alto, sendo que vai trabalhar para ganhar mais troféus para se tornar Mestre Internacional.

Por sua vez, o treinador do Macovi Sport Clube, José João referiu terem durante as provas adversários que competiram com tudo, mas prepararam-se melhor que os adversários, pois embora tenha existido competitividade, fruto de muitas escolas presentes no campeonato, justificando a falta de entrega e concentração, como a causa de terem perdido o 1º lugar em sub-20 em feminino.

Lamentou o nível de organização do mesmo, uma vez que tiveram que custear o alojamento e alimentação e apelou as províncias organizadoras do evento a envolverem-se mais, para assim motivarem os atletas a fazerem uma boa competição.

Sublinhou que os seus atletas vão conseguir trazer mais títulos com o Africano de Xadrez do Zimbabwe previsto para o mês de Agosto. Agradeceu igualmente os jogadores e o presidente do clube, assim como os seus patrocinadores que fizeram com que a disputa fosse uma realidade.

Já o secretário-geral da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Manuel Pedro, disse que o presente ano é de difícil gestão, pois dependem de alguns patrocínios e do Orçamento Geral do Estado, mas esperam que nos próximos meses tenham disponíveis as condições financeiras para enviar os jogadores para os campeonatos africanos.

Fez saber que a nível do país existem 12 associações provinciais de xadrez, com excepção do Bengo, Zaire, Cabinda, Lunda Norte, Cuanza Norte e Cuando Cubango, que mesmo sem terem representações, praticam a modalidade.

Por sua vez, o director provincial do gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da Huíla, Osvaldo Lunda frisou não ser fácil a deslocação de uma província para a outra e pelo tempo que decorreu o campeonato para dar corpo a modalidade.

“Temos trabalhado com o Xadrez e outras associações naquilo que é a massificação do desporto e conseguimos perceber que a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos e acreditamos que daqui a há mais dois anos podemos fazer história em África”, reafirmou.

O campeonato decorreu de cinco a 11 de Maio, em nove jornadas e participaram 94 atletas de 12 clubes, das províncias da Huíla, Luanda, Benguela, Cuanza Sul, Cunene e Namibe.

A edição de 2018 foi realizada na província de Benguela em que os vencedores foram todos atletas da Macovi Sport Clube, nomeadamente José Borges e Ednásia Junior (em sub-20), Olga da Costa e Grimaldo dos Santos (em sub-16).

Os primeiros cinco classificados do Campeonato

Masculino em sub-20

Márcio Filipe- 7 Ricardo Joelson- 7 Amaro Lutunina-6,5 José Borges- 6,5 Tresildo Gomes- 6

Feminino em sub-20

Luzia Pires- 8,5 Joana Constantino- 8,5 Ednásia Júnior- 6,5 Sandira Justino- 5 Telma Fernando- 4,5

Masculino em sub-16

Marciano André- 8,5 Elisandro Fernando- 6,5 Sonhy Jaime- 6,5 Grimaldo dos Santos-6,5 Júlio Cassoma- 6

Feminino em sub-16

Olga da Costa- 8 Taiane António- 7 Jemima Paulo- 6,5 Edvânia Martins- 6 Janeta Domingos- 5

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »