Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Confiança das famílias cabo-verdianas aumenta e atinge valor mais alto em quatro anos

(OMAR CAMILO/LUSA)

DN|Lusa

A confiança das famílias cabo-verdianas continua a aumentar, com o indicador de confiança do consumidor a registar no último trimestre o valor mais alto dos últimos quatro anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INECV).

Segundo o Inquérito de Conjuntura no Consumidor, hoje divulgado, registou-se no primeiro trimestre deste ano uma evolução positiva em relação ao trimestre homólogo do ano passado.

“Este resultado explica-se basicamente pela apreciação positiva das famílias sobre a sua situação financeira, a situação económica do país e o desemprego para os próximos 12 meses relativamente ao trimestre homólogo”, lê-se na informação estatística.

Na opinião dos inquiridos, os preços de bens e serviços mantiveram no mesmo nível face ao trimestre anterior e o desemprego apresenta uma tendência de queda.

Sobre a poupança, a maior parte (70,1%) dos inquiridos no primeiro trimestre deste ano considerou que a atual situação económica do país não permite ainda poupar dinheiro.

Tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir positivamente nos próximos 12 meses, segundo as famílias inquiridas.

A informação do INECV adianta que 72,1% dos inquiridos em a certeza de que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.

Em relação à intenção de comprar ou construir uma casa nos próximos dois anos, a maioria dos inquiridos (54,6%) não pretende fazê-lo.

Cerca de 1,5% dos inquiridos afirmaram que pretendem construir ou comprar uma casa, 14,4% asseguraram que provavelmente poderão construir ou comprar uma casa nos próximos dois anos e 29,5% responderam “provavelmente não”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »