Portal de Angola
Informação ao minuto

PM guineense e Banco Mundial assinam acordo para desenvolver setor do caju

(DR)

DN|Lusa

“Para o Governo é fundamental tudo o que esteja ligado ao desenvolvimento da fileira de caju, que é um produto com um papel fundamental não só nas exportações da Guiné-Bissau, mas da economia da Guiné-Bissau de uma maneira em geral”, afirmou Aristides Gomes, na cerimónia de assinatura do acordo, que decorreu no Ministério das Finanças.

O primeiro-ministro guineense salientou também que é necessário reforçar a cooperação com o Banco Mundial para “criar um ambiente mais favorável ao investimento” na Guiné-Bissau para que as riquezas do país possam ser valorizadas.

O Projeto de Desenvolvimento do Setor do Caju teve início em 2016, mas foi prolongado até ao final de 2019, e tem como principias objetivos melhorar a capacidade dos intervenientes dos setores com base no cumprimento das normas ambientais, sociais e comerciais e melhorar o ambiente de negócios para investimento na produção e processamento de caju.

Com o projeto, que conta com o apoio financeiro do Japão e do Canadá e é gerido pela Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial, o Governo guineense pretende sensibilizar 3.000 agricultores sobre as normas ambientais, sociais e comerciais, criar um padrão de sustentabilidade do caju e passar a ter um processador local daquele fruto com certificação reconhecida de qualidade.

O objetivo é que 5% do caju exportado já seja processado com a denominação de origem da Guiné-Bissau.

A castanha de caju é o principal produto de exportações da Guiné-Bissau e motor da economia do país.

Em 2018, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia guineense esteve sob pressão, tendo o Produto Interno Bruto (PIB) real caído para 3,8%, depois de entre 2015 e 2017 ter rondado os 6%.

A queda do PIB deveu-se essencialmente a uma menor produção e preços do caju, que tem suportado nos últimos anos o crescimento económico.

O ano passado, a Guiné-Bissau exportou 147.000 toneladas de castanha de caju.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »