Portal de Angola
Informação ao minuto

Partido Comunista russo entrega prémio Lenin a Raúl Castro

Presidente cubano Miguel Diaz-Canel (E) e o ex-presidente Raul Castro (D), em marcha do Dia do Trabalhador na Praça da Revolução, em 1 de Maio de 2019 (AFP / ADALBERTO ROQUE)

AFP

Ivan Melnikov, primeiro vice-presidente do Partido Comunista da Rússia, condecorou, nesta quarta-feira (1), o dirigente histórico cubano Raúl Castro com o Prêmio Lenin, num contexto de tensão elevada entre a ilha e os Estados Unidos.

Essa distinção também foi dada ao primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC, único), por “sua excepcional contribuição à construção do socialismo e suas acções para consolidar os princípios de justiça, humanismo e progresso social”, disse Melnikov, citado pelo portal oficial Cubadebate.

Criado em 1925, o Prémio Lenin foi uma das mais importantes distinções da antiga União Soviética e é anunciado todos os anos em 22 de Abril, o dia do nascimento de Vladimir Ilich Ulyanov, líder da Revolução Russa em Outubro de 1917.

Castro, de 87 anos, disse que recebeu “não a título pessoal, mas em nome de todo o nosso povo, dos militantes comunistas e como um reconhecimento da liderança do nosso partido”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »