Portal de Angola
Informação ao minuto

UNITA pede intervenção do Estado nas exéquias de Savimbi

Presidente da UNITA - Isaías Samakuva (Foto: ANTÓNIO ESCRIVÃO)

A UNITA solicitou a intervenção da administração do Estado para que crie as condições para uma melhor circulação nas vias de acesso à aldeia de Lopitanga, arredores do município do Andulo, província do Bié, onde vão decorrer as exéquias do fundador do partido, Jonas Malheiro Savimbi.

Esta foi a decisão saída de uma reunião entre o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, e os membros das diferentes subcomissões da comissão executiva das exéquias de Jonas Savimbi, criada pelo partido.

Durante a reunião, foi feito o ponto da situação do estado dos preparativos das exéquias, tendo os participantes o considerado positivo. En-tretanto, os participantes encararam como preocupante o estado das vias de acesso à aldeia de Lopitanga e das pontes sobre os rios que as atravessam, tendo solicitado a intervenção urgente dos órgãos da administração do Estado.

As exéquias de Jonas Savimbi, inicialmente previstas para o passado dia 6 deste mês, foram adiadas pelo facto de não terem chegado oficialmente à direcção do partido nenhum dos três relatórios sobre as análises ao ADN do fundador da UNITA, feitos por instituições portuguesas, sul-africanas e angolanas.

Moralização social

O secretário da UNITA na província do Huambo, Liberty Samuel Tchyaka, afirmou ontem que a moralização da sociedade constitui um imperativo nacional.

Falando em conferência de imprensa, o político disse que a moralização deve ser abrangente aos gestores públicos para se combater a corrupção e o nepotismo, dois males que, segundo ele, ainda são comuns no país.

Acerca da iniciativa do MPLA, que no sábado deu início a uma campanha de moralização da sociedade, o dirigente partidário sugere que
a mesma seja ampla e mais profunda nos níveis político, social, económico e cultural

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »