Portal de Angola
Informação ao minuto

MPLA vai honrar a “memória das vítimas de conflitos políticos”

Imagem de arquivo (DR)

O Bureau Político do MPLA realizou nesta quinta-feira, 25, na Sede Nacional do Partido, em Luanda, a sua 4ª Reunião Ordinária.

A reunião, dirigida pelo presidente do partido dos “Camaradas”, João Lourenço, apreciou o plano de homenagem para honrar a memória de todos os compatriotas que foram vítimas de conflitos políticos, que ocorreram no País no período compreendido entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, lê-se numa nota enviada ao Portal de Angola.

Segundo a nota, tais homenagens terão sempre como objectivo o estabelecimento de um diálogo nacional, no sentido de fortalecer as bases de consolidação da paz e da reconciliação, unir os angolanos e afastar os fantasmas que ainda ensombram o passado recente de Angola.

O Bureau Político do MPLA, continua a nota, defende que esta abordagem deve-se enquadrar nas acções com vista à contínua afirmação do Estado democrático de direito e alicerçada nos princípios da reconciliação nacional, da historicidade e do perdão.

O partido instou o Executivo a proporcionar mecanismos para um diálogo convergente, no sentido de se curarem as feridas psicológicas nas famílias e nos que sobreviveram, regenerando o espírito de cada um.

De acordo com a mesma nota, o MPLA considera que deverão ser afastadas todas as tendências que visam o aproveitamento político desta iniciativa, para criar situações de instabilidade e de divisão do tecido social angolano, que se pretende unido e coeso, tendo em vista o desenvolvimento humano sustentado.

Ainda nesta reunião, o Bureau Político aprovou a proposta de candidatura da camarada Maria Fonseca, membro do Comité Nacional da OMA, ao cargo de secretária provincial da organização feminina do MPLA no Cuanza-Sul.

Por outro lado e nas vestes de Comissão Nacional Preparatória do 7.º Congresso Extraordinário do MPLA, aprazado para 15 de Junho próximo, o Bureau Político aprovou a Directiva Executiva sobre os procedimentos a observar na preparação das candidaturas a membro do Comité Central e no acto eleitoral de cada província, tendo em atenção o propósito do seu alargamento nominal.

A Comissão Nacional Preparatória aprovou, igualmente, a Directiva Executiva sobre os procedimentos a observar na preparação das candidaturas ao nível dos órgãos intermédios comunais ou de distritos urbanos, municipais e provinciais; o cronograma de preparação do 7.º Congresso Extraordinário do MPLA e o calendário indicativo das conferências provinciais extraordinárias, neste âmbito.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »