Portal de Angola
Informação ao minuto

Moxico: Guarda Fronteira aborta tráfico de combustível

MOXICO: PORTA-VOZ DO COMANDO PROVINCIAL DA POLICIA NACIONAL NO MOXICO, INSPECTOR ALBERTO PACHECO (FOTO: DAVID DIAS)

Seis mil, 250 litros de gasolina foram apreendidos hoje, pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF), no rio Mussuma, município fronteiriço dos Bundas, 356 quilómetros a sul da cidade do Luena.

Ao falar à imprensa, escreve Angop, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional (PN), inspector chefe Alberto Pacheco, explicou que essa apreensão aconteceu quando efectivos da PGF cumpriam uma missão de patrulha ao longo do rio Mussuma e se depararam com alguns cidadãos que carregavam bidões de gasolina.

Prosseguiu que ao verem a PGF, os indivíduos puseram-se em fuga, mas que depois de 40 quilómetros foram alcançados e detidos pelas forças policiais.

Alberto Pacheco informou que a acção da polícia resultou, igualmente, na detenção de dois cidadãos angolanos que transportavam combustível destinado a República da Zâmbia.

A proprietária da embarcação, Tânia Sonha, alegou ter adquirido a gasolina para abastecer a sua canoa para levar a sua irmã, que se encontrava doente, para tratamento na Zâmbia.

De acordo com o porta-voz, a PN continua a realizar acções de sensibilização ao longo da orla fronteiriça no sentido de colaborar na denúncia destes actos.

Referiu que o trabalho de segurança e protecção levado a cabo pela PGF ao longo da linha fluvial tem sido dificultado devido a grande extensão e difícil acesso do rio Mussuma, que conflui com outros rios da região.

Por sua vez, o comandante da PGF nos Bundas, superintendente Baptista Bumba, solicitou ao Minint a aquisição de barcos novos e sofisticados para auxiliar nos trabalhos de fiscalização ao longo da fronteira fluvial e considerou que essa apreensão só foi possível devido a uma denúncia dos munícipes.

A província do Moxico, partilha 1.077 quilómetros de fronteira com as vizinhas República Democrática do Congo (330) e República da Zâmbia (747).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »