Portal de Angola
Informação ao minuto

Sonangol transfere competências à nova concessionária

A SONANGOL DETINHA, CUMULATIVAMENTE, OS PAPÉIS DE CONCESSIONÁRIA E OPERADORA. (FOTO: PEDRO PARENTE)

Angop

O secretário de Estado dos Petróleos, José Alexandre Barroso, afirmou, nesta terça-feira, que a Sonangol já está a proceder, desde dia 18 do mês em curso, à transferência efectiva das competências à Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG).

Falando à margem de um encontro de apresentação do relatório do mercado de petróleo durante o 1º trimestre de 2019, lembrou que um dos principais focos da ANPG será a atribuição de concessões para a exploração.

“ A Agência foi criada com o objectivo de cuidar da função concessionária, portanto há transferência efectiva, desde o dia 18, desta função da Sonangol para a Agência e os programas que já estavam em curso e os novos vão começar a ser tratados pela ANPG”, referiu.

A manutenção dos níveis de produção, a descoberta de novas reservas e desenvolvimento de campos já em exploração são, entre outras, apostas do sector.

O quadro legal para o exercício efectivo da função concessionária da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG) foi concluído com a publicação da Lei 5/19, de 18 de Abril, que altera a Lei 10/04 de 12 de Novembro , Lei das Actividades Petrolíferas .

Criada por via do Decreto Presidencial de 48/19, de 6 de Fevereiro, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustivéis, na qualidade de concessionária nacional passa a regular, fiscalizar e promover a execução das actividades petrolíferas, gás e biocombustiveis.

Assegurar uma maior coordenação política, eliminar eventuais conflito de interesses, aumentar a transparência e a eficácia dos processos e criar condições de atractividade do investimento privado, na indústria petrolífera, são entre outras responsabilidades atribuídas à ANPG.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »