Portal de Angola
Informação ao minuto

Ministros da administração interna da CPLP reúnem-se hoje na Praia

(Foto: PNA)

Os ministros da Administração Interna dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúnem-se hoje na capital cabo-verdiana, para debater a mobilidade no espaço lusófono e a criação de uma resposta conjunta de protecção civil.

Segundo o Diário de Notícias que cita a Lusa, um dos temas em debate na V reunião dos ministros do Interior e da Administração Interna da CPLP, na cidade da Praia, será a criação de uma resposta de protecção civil e ajuda humanitária no seio da comunidade, anunciou esta terça-feira o ministro da Administração Interna português, Eduardo Cabrita.

“Um dos temas essenciais é o sistema de resposta conjunto no domínio da protecção civil e do apoio humanitário que os recentes acontecimentos em Moçambique transformaram ainda mais numa necessidade e numa prioridade de acção das forças no âmbito de uma resposta global no âmbito da CPLP”, disse Eduardo Cabrita, que vai estar presente quarta-feira na reunião.

Já na segunda-feira, o ministro da Administração Interna de Cabo Verde tinha anunciado a criação de “mecanismos de intervenção coordenada”, no âmbito da CPLP, que respondam prontamente em situações de emergência humanitária, como a que recentemente atingiu Moçambique.

Estarão igualmente em apreciação os desenvolvimentos na área da mobilidade no espaço lusófono, uma proposta conjunta de Portugal, que actualmente ocupa o secretariado-executivo da organização, e de Cabo Verde, que detém a presidência da CPLP.

Antes da reunião de hoje, realizaram-se três conselhos de apoio: do conselho de comandantes nacionais, directores nacionais, presidentes de salvação pública, protecção civil e bombeiros, do conselho de chefes de polícia e do conselho de directores nacionais de migração, estrangeiros e fronteiras da CPLP.

No final do encontro irá ser elaborada uma Declaração Final.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »