Portal de Angola
Informação ao minuto

Abertos 10 chafarizes comunitários em Camacupa

(DR)

Segundo a Angop, dez chafarizes comunitários para atender mais de 10 mil famílias foram abertos durante o primeiro trimestre deste ano no município de Camacupa (Centro de Angola), a 82 quilómetros a leste do Cuito, província do Bié.

De acordo com o director municipal de Energia e Águas, Isaac Nolanola, a intenção é atender às necessidades dos habitantes da localidade em termos de abastecimento de água.

Relativamente ao antigo sistema de captação e distribuição, informou que a sua recuperação está em cerca de 85 por cento de execução física. Estão igualmente a serem feitas sete mil ligações domiciliares, com o término previsto para o próximo mês de Maio.

Sem precisar a capacidade do antigo sistema, nem tão pouco os custos para a implementação do projecto, aferiu apenas que, além do tempo útil de vida (época colonial), também já não correspondia às necessidades de perto de 70 mil moradores da sede e arredores.

Actualmente, pontualizou, a população acarreta água para o consumo a partir de rios e cacimbas.

Revelou ainda que o município vai ganhar um novo sistema de fornecimento de água.

Com uma extensão de 10.62 quilometros quadrados, o município de Camacupa controla uma população de 154 mil e 760 habitantes, em quatro comunas: Muinha, Umpulo, Ringoma e Kwanza, maioritariamente camponesa.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »