Portal de Angola
Informação ao minuto

Zelensky ganha eleições presidenciais na Ucrânia

(© Sputnik / Stringer)

SPUTNIK

O comediante e novato na política Volodymyr Zelensky venceu as eleições presidenciais na Ucrânia. O candidato recebeu 73,2% dos votos no segundo turno do pleito, contra os 25,3% do atual presidente do país, Pyotr Poroshenko, segundo resultados parciais.

“Fizemos isso juntos”, declarou Zelensky após a divulgação dos resultados, que demonstram sua vitória. “Prometo que nunca vou desapontar vocês”, afirmou ele, se dirigindo ao povo ucraniano.

Após o anúncio, o vencedor das eleições não quis conversar com os jornalistas e deixou a sede da campanha.
Relatórios mais detalhados mostram que no oeste da Ucrânia Zelenskiy ganhou cerca de 56,4% dos votos locais, enquanto que nas partes orientais do país ele recebeu cerca de 88% do total de votos.

39 candidatos participaram da disputa presidencial. Zelensky, Poroshenko e a ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko eram os favoritos.

O atual presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, foi recebido com aplausos quando chegou ao seu comitê de campanha. Ele declarou que, apesar de não ter conseguido se reeleger, não pretende deixar a política. O político reconheceu os resultados e prometeu telefonar ao Zelensky para transmitir seus parabéns pela vitória.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »