Radio Calema
InicioMundo LusófonoBrasilChuva desaloja milhares de famílias no Nordeste do Brasil

Chuva desaloja milhares de famílias no Nordeste do Brasil

Portal de Angola | Diniz Kapapelo

A chuva que está caindo na zona Nordeste do Brasil tem atingido principalmente a Bahia, o Maranhão e o Piauí levou pelo menos 18 cidades a decretarem situação de emergência no Piauí.

De acordo com vários jornais e sites de notícias brasileiros, entre eles, o Jornal Nacional e o G1, mais de 3,5 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Teresina. De números não é tudo. A título de exemplo, 15 mil moradores foram afectados com as fortes chuvas deste mês e 18 cidades decretaram situação de emergência no Piauí.

A mesma situação é vivida em 15 municípios baianos, segundo a Defesa Civil nacional. Vinte e uma cidades pediram ajuda à Defesa Civil estadual. Os reservatórios estão cheios. Dos 24 que abastecem o estado, 14 atingiram 80% da sua capacidade.

No Maranhão, 25 municípios decretaram situação de emergência. Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, três riachos transbordaram e 800 pessoas tiveram que abandonar as casas.

Em Boa Vista do Gurupi, na divisa com o Pará, o rio chegou a subir 10 metros e inundou mais da metade das casas. As igrejas estão recebendo doações de roupas e comida para ajudar os 2 mil desabrigados.

“Basicamente nós precisamos de um suporte na alimentação, precisamos de colchões, mas também de medicamentos”, explica um morador.

Marisol está numa escola com um bebê e outros dois filhos. O rio Turiaçu, que banha 13 municípios, subiu três metros.

Em Santa Helena, dos 44 mil moradores, quase 8 mil pessoas estão em abrigos ou na casa de amigos e parentes. Há mais de duas semanas, o nível do rio Turiaçu não para de subir. Em algumas regiões, os barcos estão estacionados em frente às casas. As embarcações acabam sendo a única forma de os moradores se locomoverem por ali.

E o número de desabrigados só aumenta. Todas as escolas do município estão servindo de abrigo. Estão cheias de gente que não tem pra onde ir.

Há mais de uma semana, a dona Maria Raimunda está ilhada. Quatro mil e quinhentas crianças estão sem estudar porque famílias ocupam as salas de aula. A dona Laura saiu de casa há uma semana. E não sabe até quando.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.