Portal de Angola
Informação ao minuto

Banco Mundial financia 19 projectos de impacto económico em Angola

Vice-presidente Kristalina Gregorieva com a missão angolana às Reuniões de Primavera do BM e FMI (Fotografia: Cedida)

Jornal de Angola | Cristóvão Neto

O BM empregou 1 069 milhões de dólares em mais de 19 projectos de impacto social e económico em Angola entre 1998 e o ano de 2017, tendo oito em execução pelo valor de 1 044 milhões, soube o Jornal de Angola de fonte oficial.

Os números estão enunciados num relatório sobre as “Relações Financeiras do BM com Angola”, com dados que ilustram a situação prevalecente e as perspectivas até Janeiro do ano em curso, um documento subscrito por Armando Manuel e Mário Caetano João, dois quadros que representam Angola na 25ª Constituência do Banco Multilateral (uma instância regional constituída pelo nosso país, Nigéria e a África do Sul).

O documento aponta programas de gestão fiscal, desenvolvimento da agricultura familiar, controlo do HIV/Sida, malária e tuberculose, acção social, desmobilização e reintegração e reabilitação social pós-conflito, assistência técnica para a gestão macroeconómica e reforço da capacidade de gestão económica.

Conta-se ainda programas de modernização das instituições financeiras, reabilitação de infra-estruturas, urbanas e ambientais do Lobito e Benguela, o Prualb, do sector eléctrico, transportes, saúde e educação.

“De 1998 a 2017, o Banco realizou mais de 19 projectos de impacto social e económico com o valor de 1 069,1 milhões de dólares, com o objectivo de melhorar a transparência, eficiência e credibilidade da gestão dos recursos públicos, ampliar a prestação de serviços aos grupos mais vulneráveis e preparar o país para um crescimento económico que erradique a pobreza”, afirma o relatório.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »