Portal de Angola
Informação ao minuto

Parte da cidade de Saurimo sem energia eléctrica

(FOTO: PEDRO PARENTE)

Parte da cidade de Saurimo, sede provincial da Lunda Sul, está sem energia eléctrica devido a trabalhos de manutenção da Barragem Hidroeléctrica do Chicapa, que vão durar três meses.

De acordo com a Angop, dos 16 megawatts que a Barragem produz, quatro vão para Saurimo, fornecendo energia eléctrica no centro da cidade e 12 para a Sociedade Mineira de Catoca, a maior empresa diamantífera do país.

Com os trabalhos de manutenção, estão disponíveis apenas 10.5 megawatts, sendo oito para a Sociedade Mineira de Catoca e 2.5 para Saurimo, segundo fez saber sexta-feira o director da Hidrochicapa, empresa responsável pela gestão da barragem, Kabaca Nzimba.

Localizado no centro da região leste de Angola, com cerca de 537 mil e 587 habitantes, o município de Saurimo (sede da província) conta, para além da energia proveniente da barragem do Chicapa, com duas centrais térmicas com uma potência de 13 megawatts, enquanto o Cacolo e o Muconda possuem grupos geradores com cinco megawatts cada.

Para aumentar a capacidade de fornecimento de energia em Saurimo, está em fase de conclusão a construção de duas centrais térmicas nos bairros Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente.

Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, previstas para o primeiro semestre do ano em curso, o município passará a contar com um total de 56 megawatts.

Actualmente, a nível da província, 11 mil e 642 habitantes beneficiam de energia eléctrica.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »