InicioDestaquesAngola na vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento em África

Angola na vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento em África

Angola assumiu a primeira vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável em África, órgão onde durante 12 anos vai coordenar grupos de trabalho relacionados às alterações climáticas e sistemas de inovação tecnológica para o sector do Ambiente.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério do Ambiente, a que a Angop teve hoje (sexta-feira) acesso em Luanda, Angola assumiu este cargo durante a 5ª Sessão do Fórum Regional Africano sobre o Desenvolvimento Sustentável, que decorreu de 16 a 18 deste mês, na cidade de Marrakech, no Reino de Marrocos.

A presidência do fórum, que decorreu sob o lema “Empoderar as populações e assegurar a inclusão e a igualdade”, foi assumida pelo Reino de Marrocos.

No encontro, a delegação angolana, chefiada pela ministra do Ambiente, Paula Francisco, apresentou o Plano Nacional de Tecnologias Ambientais e manteve um encontro bilateral com responsáveis ligados ao Desenvolvimento Sustentável do Reino de Marrocos, onde ficou assente a necessidade do reforço de uma posição comum e de consenso com o apoio da União Africana sobre as alterações climáticas.

O governo de Marrocos garantiu apoiar Angola na realização da primeira conferência internacional sobre as alterações climáticas, um evento que conta já com o apoio da União Europeia.

Este 5º fórum produziu medidas e resoluções que irão alimentar a sessão de 2019 do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, sob os auspícios do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, que será realizado, em Julho de 2019, em Nova Iorque.

O certame produziu ainda uma “Declaração de Marrakech”, no qual os ministros e funcionários africanos responsáveis pelo ambiente e pela sustentabilidade desenvolvimento, formuladores de políticas e especialistas, reafirmaram o compromisso com a implementação do Programa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a adesão de África às diretrizes estabelecidas para implementação da Agenda 2030.

Os participantes enalteceram as iniciativas lançadas na primeira Cúpula de Acção convocada pelo Rei Mohammed VI, à margem da 22ª reunião da Conferência das Partes na Convenção-Quadro sobre o Clima Mudança, incluindo o estabelecimento da Comissão do Clima da Bacia do Congo, presidido pelo Congo, pela Comissão do Clima do Sahel, presidida pelo Níger, e pela Comissão do Clima dos Estados Insulares, presidida pelas Ilhas Seychelles.

O 5º fórum foi convocado pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA) em colaboração com organizações regionais e o sistema das Nações Unidas e contou com o patrocínio do Rei Mohammed, de
Marrocos.

O 6º fórum está agendado para 2020 no Zimbabwe.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.