Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola na vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento em África

(DR)

Angola assumiu a primeira vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável em África, órgão onde durante 12 anos vai coordenar grupos de trabalho relacionados às alterações climáticas e sistemas de inovação tecnológica para o sector do Ambiente.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério do Ambiente, a que a Angop teve hoje (sexta-feira) acesso em Luanda, Angola assumiu este cargo durante a 5ª Sessão do Fórum Regional Africano sobre o Desenvolvimento Sustentável, que decorreu de 16 a 18 deste mês, na cidade de Marrakech, no Reino de Marrocos.

A presidência do fórum, que decorreu sob o lema “Empoderar as populações e assegurar a inclusão e a igualdade”, foi assumida pelo Reino de Marrocos.

No encontro, a delegação angolana, chefiada pela ministra do Ambiente, Paula Francisco, apresentou o Plano Nacional de Tecnologias Ambientais e manteve um encontro bilateral com responsáveis ligados ao Desenvolvimento Sustentável do Reino de Marrocos, onde ficou assente a necessidade do reforço de uma posição comum e de consenso com o apoio da União Africana sobre as alterações climáticas.

O governo de Marrocos garantiu apoiar Angola na realização da primeira conferência internacional sobre as alterações climáticas, um evento que conta já com o apoio da União Europeia.

Este 5º fórum produziu medidas e resoluções que irão alimentar a sessão de 2019 do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, sob os auspícios do Conselho Económico e Social das Nações Unidas, que será realizado, em Julho de 2019, em Nova Iorque.

O certame produziu ainda uma “Declaração de Marrakech”, no qual os ministros e funcionários africanos responsáveis pelo ambiente e pela sustentabilidade desenvolvimento, formuladores de políticas e especialistas, reafirmaram o compromisso com a implementação do Programa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a adesão de África às diretrizes estabelecidas para implementação da Agenda 2030.

Os participantes enalteceram as iniciativas lançadas na primeira Cúpula de Acção convocada pelo Rei Mohammed VI, à margem da 22ª reunião da Conferência das Partes na Convenção-Quadro sobre o Clima Mudança, incluindo o estabelecimento da Comissão do Clima da Bacia do Congo, presidido pelo Congo, pela Comissão do Clima do Sahel, presidida pelo Níger, e pela Comissão do Clima dos Estados Insulares, presidida pelas Ilhas Seychelles.

O 5º fórum foi convocado pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA) em colaboração com organizações regionais e o sistema das Nações Unidas e contou com o patrocínio do Rei Mohammed, de
Marrocos.

O 6º fórum está agendado para 2020 no Zimbabwe.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »