Portal de Angola
Informação ao minuto

Leis sobre a implementação das autarquias locais vão hoje a discussão

(Foto Facebook)

Os deputados iniciam hoje a discussão do pacote de leis sobre a implementação das autarquias locais, previstas para o próximo ano.

Os parlamentares agendaram para a discussão dez propostas do pacote legislativo, que deve ser concluído no primeiro trimestre do próximo ano.

Antes da discussão no Parlamento, avança o JA, os diplomas de suporte à implementação das autarquias foram à consulta pública.
Segundo a proposta do Executivo, as autarquias serão realizadas em três fases, a primeira em 2020, em municípios a serem definidos pela Assembleia Nacional, a segunda em 2025 e a terceira em 2030.

Entre as propostas a serem discutidas, na generalidade, constam o Projecto de Lei da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais, Projecto de Lei das Finanças Locais, Proposta de Lei Orgânica sobre as Eleições Autárquicas e a Proposta de Lei da Transferência de Atribuições e Competências do Estado para as Autarquias Locais.

Constam igualmente do pacote a Proposta de Lei Orgânica sobre a Organização e Funcionamento das Autarquias Locais, Proposta de Lei que aprova o Regime Financeiro das Autarquias Locais, Proposta de Lei da Tutela Administrativa sobre as Autarquias Locais e a Proposta de Lei sobre a Institucionalização das Autarquias Locais.

Devem ser discutidos mais 15 diplomas do processo de implementação das autarquias. Para os próximos tempos está prevista a aprovação do Plano Integrado de Implementação das Autarquias, que deve ser sancionado tão logo a legislação de base seja aprovada e as linhas principais estejam definidas no quadro da aprovação parlamentar.

A ideia é permitir que os municípios possam encontrar espaços financeiros para a admissão de alguns quadros e reforçá-los em algumas áreas específicas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »