Portal de Angola
Informação ao minuto

155 milhões de indianos vão hoje às urnas na segunda fase das eleições gerais

(Reuters)

Portal de Angola| Osvaldo de Nascimento

Eleitores em várias partes do sul da Índia começaram a fazer fila nesta quinta-feira, 18, na segunda fase das eleições gerais, na qual partidos da oposição tentam impedir que o primeiro-ministro Narendra Modi ganhe um segundo mandato.

Mais de 155 milhões de pessoas são elegíveis para votar na segunda fase, que abrange 95 distritos eleitorais do parlamento em 12 estados, incluindo partes de Jammu e Caxemira. O parlamento da Índia tem 545 membros.

De acordo com a Reuters, o foco será nos estados do sul de Tamil Nadu e Karnataka, onde o principal partido do Congresso da oposição e os seus aliados precisam ganhar se quiserem derrubar o Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi.

O BJP garantiu uma maioria esmagadora nas eleições gerais de 2014, ao conquistar vitórias em seis estados do norte que deram ao partido 70 por cento de todos os seus assentos, disse Neelanjan Sircar, professor assistente da Universidade Ashoka.

As eleições começaram na semana passada e terminará no próximo mês num gigantesco exercício envolvendo quase 900 milhões de pessoas. Os votos serão contados a 23 de maio e os resultados são esperados no mesmo dia.

Modi e o BJP fizeram uma campanha agressiva, jogando para sua base nacionalista, primeira base hindu e atacando rivais que acusam de apaziguar minorias.

Críticos dizem que essa retórica eleitoral divisora ​​é uma ameaça às fundações seculares da Índia.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »