- Publicidade-
InicioMundoÁsiaSatélite capta atividades em complexo nuclear da Coreia do Norte

Satélite capta atividades em complexo nuclear da Coreia do Norte

Diversas imagens de satélite capturadas recentemente sugerem que a Coreia do Norte possa estar transportando materiais nucleares no seu complexo de Yongbyon, segundo especialistas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), em Washington.

“As imagens de satélite do complexo norte-coreano de investigação nuclear em Yongbyon que [a empresa] DigitalGlobe obteve no dia 12 de Abril mostram a presença de cinco vagões ferroviários especializados, próximos da instalação de enriquecimento de urânio e do laboratório de radioquímica”, ressaltaram Joseph Bermudez e Victor Cha, do projeto Beyond Parallel.

“No passado, estes vagões especializados estiveram associados ao transporte de material radioativo ou a campanhas de reprocessamento. A atividade atual […]não exclui sua possível participação na dita atividade, seja antes ou depois de uma campanha de reprocessamento”, comentam os analistas.

De acordo com a Sputnik, Em junho do ano passado, o presidente norte-americano e o líder norte-coreano reuniram-se pela primeira vez em Singapura, onde ambos comprometeram-se a trabalhar para normalizar as relações bilaterais e a desnuclearizar a península da Coreia. Entretanto, o processo de distensão na península coreana estagnou nos últimos meses.

A segunda reunião entre os dois líderes ocorreu em fevereiro deste ano, mas terminou repentinamente, sem um acordo entre as partes. Contudo, a Casa Branca afirma que ambos pretendem manter as reuniões no futuro.

Além disso, na semana passada, Kim Jong-um expressou a sua disposição de retomar o diálogo com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a desnuclearização, sempre que os EUA assumam “uma atitude correta”, além de anunciar que Pyongyang irá esperar “pacientemente” até o final deste ano.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.