Portal de Angola
Informação ao minuto

Profissionais da voz devem procurar serviços especializados, diz especialista

PROFESSORES, UM SEGMENTO QUE TEM NA VOZ O SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO (FOTO: ADÃO JOÃO PEDRO)

A terapeuta da fala do Hospital Geral de Benguela, Bernardete Abrantes, aconselhou hoje (terça-feira), nesta cidade, os profissionais que têm na voz o seu principal instrumento de trabalho, a procurarem serviços especializados em otorrinolaringologia pelo menos uma vez por ano, para saberem do seu estado.

Segundo a médica, que falava à Angop sobre os cuidados a se observarem com a voz, no âmbito do Dia Mundial da Voz (16 de Abril), essa ida ao especialista é fundamental no sentido de se diagnosticar e tratar precocemente eventuais problemas específicos da laringe, como a tiróide e as cordas vocais.

A especialista entende que para se ter uma boa voz é necessário ter alguns cuidados, como não fumar, gritar, pigarrear, falar demasiado tempo seguido, não consumir bebidas alcoólicas e resguardar o pescoço.

“Devia ser proibido usar o ar condicionado em temperaturas muito baixas, bem como a auto-medicação”, frisou a terapeuta, defendendo ser necessário beber muita água e comer muita fruta, assim como repousar e ter uma boa utilização da voz.

Na sua óptica, nas escolas de formação de professores devia haver uma cadeira que ensinasse a melhor maneira de se respirar, para preservação da saúde vocal.

De acordo com a médica, quando se fala do Dia Mundial da Voz, pensa-se apenas nos cantores e esquecem-se dos locutores, padres, advogados e professores.

Os profissionais da voz são todos aqueles que dependem da voz como instrumento de trabalho e que necessitam de um tipo específico de qualidade vocal para manter-se na função, como os professores, operadores de telemarketing, locutores, jornalistas, políticos, cantores, actores, dentre outros.

“Quando a nossa voz está alterada, podemos não ser reconhecidos. Através da voz podemos determinar a idade de uma pessoa e como são as suas condições físicas e emocionais”, esclareceu.

O Dia Mundial da Voz é comemorado anualmente a 16 de Abril com o intuito de se alertar a população sobre os cuidados na preservação da voz.

A primeira celebração em referência à voz remonta ao ano 1999, no Brasil, mas foi a partir de 2003 que a efeméride ganhou destaque mundial, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »