Portal de Angola
Informação ao minuto

País evolui na execução da despesa pública

EDIFÍCIO SEDE DO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS, PRINCIPAL GESTOR DAS FINANÇAS PÚBLICAS (FOTO: PEDRO PARENTE)

Angola tem estado a evoluir em termos de execução da despesa pública, porque há sinais de melhoria comparando com o passado, afirmou hoje o consultor do Ministério das Finanças, Nteka Panzo.

Segundo avança Angop, o técnico sustentou a sua afirmação dizendo que hoje alguns gestores públicos já têm mais cautela na gestão do orçamento e na contratação, pois “já não se contrata como antigamente”.

Nteka Panzo disse que hoje existem novos mecanismos que os gestores observam para contratar algum serviço e há mais disciplina da parte dos que administram a coisa pública.

Hoje estamos a caminhar bem, sublinhou o consultor, realçando que mesmo os países muito avançados não deixam de levantar questões à volta dos mecanismos de controlo.

Segundo o especialista, embora se esteja a caminhar bem não deva de haver acomodação, “porque os infractores têm tendência de desviar-se. Eles estudam os mecanismos de controlo para ver até que ponto conseguem ultrapassar as barreiras e cometer uma fraude”.

Por isso, prosseguiu a fonte, temos a necessidade permanente de avaliar o nosso próprio mecanismo de controlo para ver se ainda continua a responder aos desafios do momento e caso tenham alguma insuficiência temos que corrigir para ver se mantemo-lo a corresponder às nossas necessidades.

Falando à imprensa, à margem do Workshop sobre “Gestão da despesa pública” , realizado pelo Ministério das Finanças, Nteka Panzo, considerou a “transformação da velha para uma nova Angola já dá sinais de melhoria em termos de execução da despesa pública, diversificando a economia nacional no quadro da Contratação Pública.

Contando sua experiência como controlador, disse que no primeiro contacto com os gestores observou algumas situações que hoje estão corrigidas. É o dos contratos fora de vigência mas que continuavam a ser pagos.

A contratação pública é um instrumento que garante a eficiência e eficácia na gestão do orçamento público.

O consultor Nteka Panzo é também coordenador do grupo de trabalho de controladores financeiros.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »