Portal de Angola
Informação ao minuto

Famílias de ex-militares inseridas em projectos agrícolas no Bengo

Camponeses angolanos (DR)

Angop

Quinhentas e 77 famílias de ex-militares foram inseridas em projectos de agricultura e habitação na localidade dos Paranhos, município do Dande, província do Bengo.

Trata-se de famílias de ex-militares desmobilizados no âmbito do protocolo de Bicesse, Lusaka e de entendimento de Luena.

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, em Caxito, pelo chefe dos serviços provinciais do Instituto de Reintegração Social dos Ex-militares (Irsem) do Bengo, Izequiel Paulo, durante a visita da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernanda Inglês.

O Irsem, de acordo com o responsável, perspectiva, durante o quinquénio 2018-2022, atender 694 ex-militares.

Durante a visita, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Fernanda Inglês, inspeccionou a obra de construção do Centro de Acção Social Integrado (CASI) do Dande, em fase conclusiva.

A infra-estrutura terá por finalidade o atendimento de pessoas vulneráveis e resolução de vários problemas, com destaque para o registo de nascimento, bilhete de identidade e apoio social condigno.

Sobre o processo de municipalização da acção social no Bengo, Faustina Inglês, disse que será feita uma melhor avaliação, para além de outras questões que estão a ser tratadas.

No Bengo, a ministra visitou a loja de Caxito, que neste momento está a beneficiar 76 famílias com crianças portadoras de deficiência, a loja do Úcua, que atende 144 idosos cadastrados, bem como a aldeia Kikuia, na comuna de Quicabo, município do Dande.

Em relação aos preçários aplicados na loja de Caxito, destinado ao atendimento as pessoas vulneráveis, a ministra afirmou que de momento não é oportuno fazer um estudo comparativo em relação os preços aplicados em outros estabelecimentos do género.

Perspectiva para 2019 a melhoria do programa integrado de desenvolvimento local e de combate à pobreza, na base do princípio de que todos estão concentrados num único objectivo e cujas linhas orientadoras e parâmetros foram definidos pelo Titular do Poder Executivo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »