Portal de Angola
Informação ao minuto

Ex-embaixadora de Moçambique em Angola detida em Maputo

Helena Taipo, ex- embaixadora moçambicana (DR)

A antiga ministra do Trabalho e ex-embaixadora de Moçambique em Angola, Helena Taipo, foi detida ontem e levada pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) para uma penitenciária de Maputo. O seu advogado, Inácio Matsinhe, confirmou o facto, mas não aceitou dar mais detalhes à imprensa.

Exonerada em Março do cargo de embaixadora de Moçambique em Angola, Helena Taipo é suspeita de ter recebido subornos de 100 milhões de meticais (1,4 milhões de euros) para favorecer empresas de construção civil e do sector gráfico em contratos com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

De acordo com o JA, os factos remontam a 2014, quando Helena Taipo era ministra do Trabalho e nessa qualidade tutelava o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). É arguida num processo que envolve cinco pessoas. Segundo a imprensa moçambicana, trata-se de mais um caso que vem confirmar as velhas suspeitas segundo as quais longe de ser uma instituição que cuida das poupanças de milhares de trabalhadores, o INSS transformou-se num saco azul para alguns dirigentes públicos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »