Portal de Angola
Informação ao minuto

Empresas mineiras preocupadas com invasão das áreas de exploração

ZONA DE GARIMPO (FOTO: HENRI CELSO)

O responsável falava à imprensa, no âmbito das comemorações do Dia do Mineiro, a assinalar-se a 27 deste mês.

Segundo informa Angop, apesar desses constrangimentos, referiu ser necessário que as referidas empresas do sector mineiro procedam a localização de mais reservas para a prospecção e aumentarem a sua produção, para consequente crescimento da economia da província.

Na sua óptica, o estado actual do sector é razoável, pois as empresas conseguem sobreviver, possuem experiência que se reflecte no desenvolvimento económico e garantem receitas fiscais para o país.

Por outro lado, sublinhou que a exploração de recursos minerais, deve obedecer um conjunto de pressupostos legais e administrativos, com o Estado a assumir o seu papel e salvaguardar a vertente fiscal e ambiental para garantir os desafios que têm na forja.

A província da Huíla é uma potência mineira, desde o ouro, diamantes e ferro, mas só o granito negro é explorado legalmente, notando uma corrida desenfreada para o garimpo dos restantes nos municípios de Quipungo, Chipindo, Jamba e Cuvango.

Em 2018, as empresas produtoras de rochas ornamentais na Huíla depositaram na Conta Única do Tesouro 134 milhões, 500 mil, 510 kwanzas e 41 cêntimos, resultante da cobrança de guias de exportação de granito, declaração fiscal e credencial para o transporte de inertes.

Em relação, a 2017 houve um aumento de 55 milhões, 725 mil e 89 kwanzas arrecadados. No período foram produzidos seis mil e 648 blocos de granito, o que constitui um volume de 41 mil e 868,464 metros cúbicos, contra os seis mil e 394 blocos que correspondia a 36 mil e 168,477 metros cúbicos de 2017.

As exportações registaram igualmente um aumento no volume de 6 mil e 260,898 metros cúbicos, o que apresenta um crescimento de16,14%.

A jornada decorre sob o lema, “Recursos minerais um compromisso com o trabalhador mineiro para o desenvolvimento de Angola”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »