Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola e Cuba perspectivam relançar cooperação

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO (À DIR.) RECEBE VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS DE CUBA, RICARDO CABRISAS RUIZ (FOTO: FRANCISCO MIUDO)

Angola e Cuba perspectivam relançar a cooperação bilateral no sector da construção e das águas, afirmou, em Luanda, o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruis, no final de uma audiência concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, informa a Angop.

Em Luanda para co-presidir a XIV sessão da Comissão Intergovernamental Angola-Cuba, o dirigente cubano disse que está a ser vista a possibilidade da implementação de um programa conjunto para médio e longo prazo.

A perspectiva, segundo Ricardo Cabrisas Ruiz, é que, numa primeira fase, os programas de cooperação se enquadrem nos planos de desenvolvimento de Angola e Cuba para o período 2019-2021.

“Não tenho dúvidas que a visita tem sido bem sucedida”, afirmou o vice-presidente do Conselho de Ministros.

Ricardo Cabrisas Ruiz, que não especificou o valor da dívida de Angola com o Estado cubano, sublinhou que esse facto não constitui preocupação, pois “Cuba tem noção do momento económico menos bom que Angola atravessa”.

Daí ter realçado que esse detalhe não vai “beliscar” o carácter de uma cooperação que considerou de irmandade.

O vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba termina a visita a Angola quarta-feira (17).

À luz da ajuda internacionalista cubano (1974-1991), as relações bilaterais entre Angola e Cuba transformam-se, paralelamente, numa longa cooperação em vários domínios, nomeadamente na saúde, educação, energia, defesa, segurança, ensino superior, petróleos e indústria.

Apesar do abrandamento registado entre 1991 e 2002, as relações diplomáticas entre os dois países mantêm a mesma vitalidade, dai serem consideradas magníficas e de irmandade.

O primeiro convénio de cooperação entre Angola e Cuba remonta a Fevereiro de 1976 e versou os sectores da saúde e da educação.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »