Portal de Angola
Informação ao minuto

Sindicato de jornalistas diz que ERCA não tem papel na Carteira Profissional

Teixeira Cândido, Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas. (Foto: Joaquina Bento)

O Sindicato dos Jornalistas Angolanos rejeitou a oferta da Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana (ERCA) em colaborar para instituir a Comissão da Carteira e da Ética do jornalistas.

Num comunicado a ERCA disse que está pronta a acelerar os esforços” para em colaboração com as associações de jornalistas, instituir a Comissão da Carteira e da Ética, acrescentando ainda estar disponível para “o mais rapidamente possível”, e nas mesmas condições, ajudar a aprovar o Código de Ética e Deontologia dos Jornalistas.

De acordo com a VOA, o secretário-geral do sindicato Teixeira Cândido disse que compete apenas à ERCA convocar a Assembleia que vai reunir as associações profissionais que cuidará da criação da carteira “deixando que os jornalistas conduzam todo o processo”.

“A ERCA não pode pensar que as associações são subordinadas, a ERCA deve apenas convocar a assembleia e as 8 associações estão prontas para o processo de emissão de carteira”, disse.

“Não faz sentido a forma como a ERCA quer assumir este processo”, disse o dirigente sindical para quem a ERCA “é de iniciativa do estado”enquanto a Comissão de Carteira Ética “é uma entidade privada com poderes públicos … criada, eleita e constituída apenas por jornalistas”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »