Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente do Conselho Constitucional da Argélia demite-se

Tayeb Belaiz (DR)

O presidente do Conselho Constitucional da Argélia, Tayeb Belaiz, uma das principais figuras do regime visadas pelos contestatários, apresentou hoje a demissão, informou a televisão nacional.

Belaiz, um fiel do presidente Abdelaziz Bouteflika, que também se demitiu a 2 de abril sob pressão da rua e do exército, “advertiu” o Conselho Constitucional “de que tinha apresentado a sua demissão (…) ao chefe de Estado” interino, Abdelkader Bensalah, adiantou.

De acordo com o Observador que cita a Lusa, o Conselho Constitucional tem a competência de validar as candidaturas às presidenciais, marcadas para 4 de julho, para eleger um sucessor do presidente Bouteflika demissionário e de assegurar a regularidade da votação.

As dezenas de milhares de estudantes que se manifestavam hoje em Argel e noutras cidades reagiram gritando “Rua, rua”.

Depois de terem conseguido a saída de Bouteflika após 20 anos no poder, os contestatários exigiam a partida dos “3 B”: o presidente interino Bensalah, o primeiro-ministro Bédoui (Noureddine) e Belaiz.

O presidente do Conselho Constitucional é, de acordo com a Constituição, quem deve assegurar interinamente a chefia do Estado em caso de demissão de Bensalah.

Antigo magistrado, ministro quase ininterruptamente durante 16 anos, Belaiz, 70 anos, foi nomeado a 2 de fevereiro para presidir ao Conselho Constitucional, em substituição de Mourad Medelci, que morreu.

A demissão ocorre no primeiro dia de uma revisão excecional das listas eleitorais, que deve durar uma semana.

Magistrados e presidentes de câmara já indicaram que boicotarão a supervisão desta importante etapa, antes da organização do escrutínio.

Para os contestatários argelinos, as próximas presidenciais não podem ser livres e justas porque são organizadas num quadro jurídico e por instituições e personalidades ligadas aos 20 anos de poder de Bouteflika, marcados por votações fraudulentas segundo a oposição.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »