Portal de Angola
Informação ao minuto

Vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba chega a Luanda

VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS DA REPÚBLICA DE CUBA, RICARDO CABRISAS RUIZ (ARQUIVO) (FOTO: JOAQUINA BENTO)

O vice-presidente do Conselho de Ministros da República de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, chegou na manhã desta segunda-feira, a Luanda, para, entre outros assuntos, co-presidir a XIV Sessão da Comissão Intergovernamental Angola-Cuba que vai decorrer na capital do país, durante três dias, avança a Angop.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o governante cubano que não prestou declarações à imprensa recebeu cumprimentos de boas vindas do secretário de Estado da Cooperação, Domingos Vieira Lopes, em representação do ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e de altos funcionários do Mirex.

A reunião, presidida no lado angolano pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, vai fazer a avaliação da dívida da República de Angola para com a de Cuba, bem como a estrutura e o mecanismo de funcionamento do secretariado executivo, e o papel da Agência de cooperação “ANTEX”.

Durante os três dias, os grupos técnicos de trabalho de Angola e de Cuba, irão proceder ao balanço dos compromissos assumidos durante a XIII Sessão da Comissão Intergovernamental, dos quais se destacam a renegociação e assinatura do Acordo de Usufruto Recíproco de Imóveis, e a revisão sectorial dos acordos de cooperação entre os dois países.

Quarta-feira, último dia de trabalhos, os co-presidentes da referida comissão intergovernamental vão assinar, em nome dos respectivos países, o Processo Verbal, que vincula Angola e Cuba aos compromissos que vêm sendo assumidos ao longo desses anos, desde a criação dessa plataforma de negociação política, diplomática, cientifica, técnica e comercial.

Angola e Cuba mantêm relações político-diplomáticas, históricas de longa data, e as relações de cooperação circunscrevem-se em vários domínios, como no militar, defesa, segurança, saúde, educação, ensino superior, petróleo e indústria.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »