Portal de Angola
Informação ao minuto

Rússia confirma preparação de cimeira de Putin com líder norte-coreano

(DR)

O Kremlin confirmou hoje que está a ser preparada uma cimeira entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano Kim Jong-un, mas não foi adiantada uma data para o primeiro encontro entre os dois governantes.

“Posso confirmar que está a ser preparada a reunião. Na realidade, há já algum tempo que o estamos a dizer”, declarou o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, citado pela agência de notícias Interfax.

De acordo com a agência de notícias Yonhap, Kim poderia encontrar-se com Vladimir Putin na próxima semana, se o Presidente russo viajar ao extremo oriente da Rússia, região próxima do território norte-coreano.

Peskov disse que a imprensa será informada “assim que houver total clareza sobre a data e o local da reunião”.

De acordo com a Lusa, Putin vai participar no fórum sobre a nova Rota da Seda da China, a ser realizada em Pequim, entre 26 e 27 de abril, por isso é possível que o líder russo venha a reunir-se com Kim na ida ou no regresso da sua viagem à China.

Nas últimas semanas, aumentaram os contactos entre Moscovo e Pyongyang, facto que vários meios de comunicação interpretaram como um sinal claro da proximidade da cimeira entre Putin e Kim.

O porto russo de Vladivostok, a cem quilómetros da fronteira com a Coreia do Norte, é considerado o lugar mais provável para o encontro dos dois líderes.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »