Portal de Angola
Informação ao minuto

França promete reconstruir catedral de Paris

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que "o pior foi evitado" (REUTERS/Philippe Wojazer/Pool)

RFI

“Vamos reconstruir” a sé catedral de Paris, prometeu Emmanuel Macron, presidente francês. O chefe de Estado deslocou-se ao local, o monumento mais visitado da Europa, devastado por um importante incêndio que implicou a queda da torre central do prédio. “O pior foi evitado” afiançou o líder francês.

A reconstrução da sé catedral de Paris será feita com base numa mobilização nacional de fundos e recorrendo a talentos do mundo inteiro, prometeu Emmanuel Macron.

“A fachada e as duas torres principais não ruiram” explicou o chefe de Estado francês admitindo a emoção criada em torno do incêndio deste emblemático prédio de mais de 800 anos.

A estrutura da catedral foi salva, afiançam os bombeiros que continuavam, porém, a lutar contra as chamas à meia noite local (22 horas TMG).

Macron realçou que se tratou de um “drama terrível” de um edifício que é “o epicentro da nossa vida”.

“Esta história é a nossa, ora ela está a arder, sei a tristeza que isso implica, este tremor interior sentido por tantos compatriotas”, acrescentou Macron.

A sé catedral de Paris faz parte do património mundial da UNESCO desde 1991, o reitor, Patrick Chauvet, alega que o tesouro teria ficado a salvo: o cálice, a coroa de espinhos, a túnica de São Luís foram postos a salvo.

O arcebispo de Paris, Monsenhor Michel Aupetit, recebeu no local o abraço de Emmanuel Macron, presidente francês.

Uma homenagem foi prestada ao esforço dos bombeiros que enfrentando temperaturas de 800 graus no interior do edifício não pouparam esforços para controlar o incêndio.

Uma oração espontânea foi organizada junto à sé catedral na Praça Saint Michel.

As imagens do incêndio de Notre Dame correram mundo e foram múltiplas as mensagens de solidariedade que afluíram de todo o planeta perante o drama ocorrido na ilha parisiense de Cité, no centro da capital francesa, onde está edificada a sé catedral.

No adro da sé de Paris encontra-se o ponto 0 de todas as estradas de França, facto que ilustra a importância incomparável do edifício no imaginário nacional.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »