Portal de Angola
Informação ao minuto

Executivo institucionaliza balcões de atendimento público

ADÃO DE ALMEIDA (ESQ) - MINISTRO DO MAT, E PRESIDENTE DA CNE, SILVA NETO (FOTO: ROSARIO DOS SANTOS)

O Executivo angolano inicia, a partir de Agosto deste ano, a implementação de 596 (quinhentos e noventa e seis) Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) em todo país com o objectivo de prestar melhor serviço no âmbito do registo eleitoral oficioso, avança a Angop.

Trata-se de um novo modelo de prestação de serviço público que será implementado de forma gradual ao nível dos municípios, comunas e distritos urbanos do país.

Essa medida consta de um Plano Estratégico apresentado hoje, em Luanda, pelo ministro da Administração e Reforma do Estado (MAT), Adão de Almeida, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

À propósito, o director Nacional de Registo Eleitoral Oficioso do MAT, Fernando Manuel, informou que o Balcão Único de Atendimento ao Público vai emitir o Bilhete de Identidade (BI) por via do cartão do eleitor e, em casos excepcionais, promover o registo presencial aos cidadãos sem documento de identificação.

Segundo o responsável, o BUAP vai, igualmente, prestar um serviço relacionado com o registo eleitoral oficioso e recolher informações necessárias para se aferir a emissão das certidões de nascimento e dos boletins de óbito.

“A lógica está pensada para começarmos a operacionalizar os balcões únicos de atendimento ao público entre Agosto a Setembro do corrente ano”, observou o responsável do MAT no final do encontro entre o ministro Adão de Almeida e o Presidente da CNE, Silva Neto.

De acordo com a mesma fonte, o objectivo é integrar os serviços da administração pública num mesmo balcão, num acto de complementaridade entre serviços que serão prestados pelo MAT, duma maneira geral, a partir dos órgãos da Administração do Estado e do Ministério da Justiça.

Informou que à medida que se for avançando com a operacionalização dos serviços vão, gradualmente, ser instituidos os BUAP a nível de todos os municípios, comunas e distritos urbanos do país.

O Plano Estratégico de Implementação do Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP) foi aprovado a 13 de Março deste ano, em sede do Conselho de Ministros.

Atestado de residência será substituído pelo cartão do munícipe

O porta-voz da CNE, Lucas Kilundo, fez saber que, no quadro dessa plataforma, está previsto a institucionalização do cartão do munícipe, em substituição do atestado de residência.

O cartão do munícipe é uma funcionalidade que integra a plataforma do Balcão Único de Atendimento ao Público, que consistirá na atribuição desse documeno aos cidadãos residentes numa determina circunscrição, para substituir o atestado de residência, aclarou.

Explicou que o BUAP é um serviço novo que o Executivo está a implementar no quadro da reforma do Estado, com implicação no processo eleitoral, nomeadamente dando a possibilidade do cidadão titular de cartão de eleitor obter o BI, no quadro do registo eleitoral oficioso.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »